Preconceito sem fundamentos - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 09/03/2012

Status:

Corrigida
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O preconceito lingüístico [linguístico] não é algo novo no Brasil. Desde meados do século XX [vírgula] ele vem se intensificando no país. Monteiro Lobato, escritor realista, não poderia imaginar que a criação de mais um de seus personagens, Jeca Tatu, daria inicio [início] a uma divisão ainda maior entre as classes rurais e urbanas. O modo de falar das pessoas do campo foi tachado [taxado] como errado, feio e pobre. Foi diversas vezes motivo de zombarias pelo simples fato de puxarem o “erre” das palavras. Baianos, mineiros, nordestinos e caipiras são alguns dos muitos alvos das criticas [críticas] dos que se dizem “detentores do saber” ao afirmarem que a língua é única e imutável e que qualquer mudança da mesma não passa de pura ignorância. Deixando de lado todo o costume e cultura da região. Engano dos que pensam assim. A variedade lingüística serve para enriquecer nosso vocabulário e a norma culta deve sim ser conhecida por todos, mas não necessariamente empregada. Ela deve ser usada no contexto em que é pedida como, por exemplo, uma entrevista de emprego [emprego.] Dessa forma, pode-se compreender que atitudes como essas não passam de um preconceito sem fundamentos, que muitas vezes é voltada mais para falante do que pra [para] língua a qual ele domina. Espera-se que a sociedade mude essa visão sobre falar certo ou errado, pensamentos desnecessários num país tão heterogêneo como esse, pois nada impede que um caipira que “puxa o erre” tenha pleno conhecimento da norma culta e possa tomar sua vaga no mercado de trabalho.

Comentários do corretor


Você fez colocações pertinentes em torno do tema. No entanto, atente-se à organização estrutural de seu texto. A  dissertação exige um texto estruturado em parágrafos. No mais, mobilize exemplificações concretas que validem suas ideias. Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente