Linguagem: Uma questão de culturas - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 09/03/2012

Status:

Corrigida
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A língua é o modo de se expressar do ser e não deve ser entendida como a arte do certo e do errado. Portanto [vírgula] não se deve considerar apenas um tipo de linguagem como padrão, pois cada ser humano é criado de maneiras diferentes, em ambientes diferentes e possuem valores próprios.

A conversa do dia-a-dia na maioria das vezes não segue a formalidade, pois ela é direta e necessita de respostas rápidas, ou seja, o falante não tem a preocupação de seguir as regras gramaticais, mas um erro de pronuncia [pronúncia] pode ser considerado motivo de chacotas, o que é essencialmente um preconceito.

Essa prática é totalmente impensável, pois a maioria das pessoas não falam corretamente a todo momento e além do mais, o modo de se expressar varia de uma região para outra. Não podemos afirmar que um nordestino, por exemplo, que fala "pió" ao invés de pior está errado, pois as pessoas que habitam essa região entendem o significado da palavra. Esse vocabulário foi passado de uma geração para outra e [vírgula] portanto [vírgula]  está enraizado naquela região.

Além do mais, a variação linguística cria uma cultura essencialmente democrática em países como o Brasil, onde existem movimentos culturais com características populares, com um vocabulário mais perto da informalidade e uma escrita acessível a todos e movimentos eruditos, que usam palavras articuladas e possuem uma escrita mais elaborada.

Portanto, deve-se perceber que não existe o "certo" ou o "errado", mas uma variedade linguística, que cria uma cultura extremamente diversificada.

Comentários do corretor


Você fez colocações pertinentes que evidenciaram sua posição sobre o tema e retrataram a problemática imposta. No entanto, para enriquecer sua produção realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.). Sucesso!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente