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Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 08/03/2012

Status:

Corrigida
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O mundo esta [está] em constante atualização, sempre se renovando, seja em suas tecnologias criadas pelo homem, seja na evolução natural das espécies [espécies]. E outro aspecto que não para no tempo é a língua falada, o modo com que os seres humanos se comunicam. A forma de comunicação entre pessoas pode variar de acordo com o status do indivíduo, com sua cultura, raça, ambiente de trabalho, etc.

Com inúmeras maneiras de se comunicar, [em] um único país como o Brasil, [sem vírgula] pode existir diversos dialetos, várias formas de interação por voz. Esta variedade linguística, [sem vírgula]  traz ao Estado brasileiro um problema sociocultural.
Pessoas que falam errado, de acordo com o padrão linguística [linguística] adequado [imposto] , sofrem de preconceito, já aqueles que se expressão [expressam] de forma mais culta é [são] aclamado [aclamados] pela sociedade.

Mas, existe um detalhe. Os homens que se dizem mais inteligentes por falarem corretamente, usam desse argumento para menosprezar os indivíduos com pouco dominio [domínio] da norma culta. Tais fatos podem ocasionar novos problemas, como o preconceito lingüístico[linguístico] , violência moral e física contra povos que moram em áreas com pouca educação.

Afim [A fim de] de melhorar tal problema, as pessoas precisam respeitar a cultura, raça, classe social dos demais cidadãos. E também saber se comportar em determinados locais. Precisam ter o bom senso, para utilizar as palavras de maneira adequada, de acordo com o local em que esta [está] .

Comentários do corretor


Você trouxe ideias em prol da sua tese. No entanto, faltaram exemplificações concretas que validassem seu ponto de vista. Além disso, o mau uso da vírgula prejudicou a construção de sentido de seu texto. Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente