Um Dilema que continuará... "Certo e Errado’’’ - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 08/03/2012

Status:

Corrigida
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Outro dia conversando com uma amiga, entramos no assunto de uma babá vizinha, que cuida muito bem da criança, mas, [sem vírgula] fala tudo errado, minha amiga me falou que o motivo pelo qual a babá fala errado é por que é da Bahia, no entanto, isso não justifica, pois conheço muita gente que é da Bahia que fala correto. Estávamos comentando não por preconceito, mas demonstrando a nossa preocupação à [com a] criança, porque uma criança que cresce em um ambiente que as pessoas falam errado, ela crescerá falando errado.

Temos que saber que “falar bem’’ é uma regra da mesma natureza das regras de etiqueta, das regras de comportamento social, ou seja, Os [os] que falam bem uma linguagem culta ou formal, são os que se esforçam para isso, muitas pessoas que falam errado, normalmente, não gostam de ser [serem] corrigidas, para essas não existe mal nenhum falar dessa forma, pois conseguem passar a informação e ser compreendidos.

Preconceito todos sabemos que existe, temos que levar em conta qual o motivo de falar errado, muitas vezes, a pessoa não teve oportunidade, cresceu em um lar que não teve incentivo algum, pode ter nascido no interior, depois mudou-se para a cidade grande.
Vamos continuar ouvindo muitos erros. Não só de gramática, mas, palavras como “pobrema, dois real,” e assim vai...
Lembremos também, há quem tem sotaque, mas segue normas gramaticais.

Falar português não é fácil teremos que sempre melhorar em alguma coisa, Continuemos nos preocupando, questionando, tentando fazer a diferença.

Comentários do corretor


Seu texto não demonstra uma leitura crítica da coletânea, uma vez que as exemplificações utilizadas vão totalmente contra ao que a coletânea defende. Reveja! Além disso, cuidado com o uso indevido da primeira pessoa tem textos dissertativos. Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente