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Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 08/03/2012

Status:

Corrigida
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A colonização do Brasil se deu principalmente pelos portugueses, porém teve influencia [influência]  de holandeses e franceses, somado com a língua indígena já existente acarretou uma mistura, em cada região houve uma influencia,ou seja [vírgula] a língua brasileira não é "original" [ homogênea]  e sim uma derivada [mistura] de várias outras pré-existentes.O extenso territorio [território] brasileiro faz o que [com que] haja diferenciação no linguajar , no entanto [vírgula] não existe um certo ou errado e sim uma linguagem adequada para cada momento.

Um fato recente que ocorreu em 2012, no qual um livro do ensino fundamental produzido pelo MEC (Ministério da Educação) tinha certa frase "Nois vai pega o peixe", muitos professores afirmaram que isto foi um erro grotesco [vírgula] mas doutores em letras diziam que não está errado e sim o adequamento de onde será usado [ adequado ao lugar em que será usado], por exemplo [vírgula] usar esta frase em uma reunião de negocios [negócios] seria inadequado [vírgula] mas usar com os amigos sendo que eles tambem [também] falam não há problema algum.

Sabemos que a língua varia em determinadas regiões, como no interior a letra R ser mais arrastada no final da frase ou no Sul o termo tchê , isso é uma variante linguística, que ainda sofre preconceito por leigos que pensam ter a sua linguagem como única, todavia foi feito o acordo ortográfico para tentar aproximar outras línguas , porém isto não vai surtir muito efeito [vírgula] pois a língua está em constante modificação acrescentando ou retirando certas palavras ou expressões.

Eiminar [Eliminar] o preconceito é algo díficil [vírgula] mas existem maneiras de diminiuir [diminuir] , principalmente o preconceito linguístico,como em escolas aprofundar o estudo de outras culturas brasileiras e mostrar como existe [existem] vários modos de falar a mesma palavra com outro termo como , menino em São Paulo , pía no Paraná e guri no Rio Grande so [do] Sul sendo assim a melhora no ensino sempre será o ponto chave para um melhoramento do país e do mundo.

Comentários do corretor


Você apresentou boas ideias e há boa carga informativa no seu texto, mas os problemas de pontuação e ortografia prejudicaram a clareza de seu texto. Dessa forma, atente-se às regras de uso da vírgula e evite períodos longos.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente