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Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 08/03/2012

Status:

Corrigida
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A linguagem escrita e a falada são de grande importância na comunicação, pois sem ela [elas] o ser humano não teria evoluído tanto, a exemplo das pesquisas cientificas e o conhecimento que é passado de geração a geração. E com [Com o] o surgimento da gramática [gramática],  [sem vírgula] passou a vigorar o que é certo e o que é errado. Mas o que é certo ou errado?

É sabido que a gramatica tem muita importância, pois através de suas regras a linguagem, principalmente a escrita [vírgula] passou a ser padronizada. Os falantes de uma mesma língua sofrem analogamente o que na biologia chama [chama-se] de isolamento geográfico, que com o isolamento reprodutivo beneficia o surgimento de novas espécies, a linguagem em diferentes regiões adquirem dialetos e expressões diferentes. E isso tornaria o entendimento a [de]  difícil compreensão se a gramatica não existisse, principalmente em artigos científicos em que o entendimento deve ser denotativo e sem duplos sentidos.

Entretanto, quem não adota o conhecimento da gramatica, [sem vírgula] está sujeito a exclusão e até ao preconceito por falar diferente ou ‘’errado’’, ou seja, não se comunicar da forma como a gramatica ensina.

A língua tem sofrido alterações tanto formais, a exemplo o novo acordo ortográfico, como também informais como o surgimento da internet e o limitado espaço dos torpedos SMS nos celulares.

Sendo assim, é de se notar que muitos esquecem que a linguagem foi criada com o intuito da comunicação e a ‘’troca de ideias’’ e está em constante modificação, e independentemente da forma que se é falado ou escrito, estando ou não na gramatica, o importante é o entendimento.

Comentários do corretor


Você apresentou suas ideias, mas não há uma posição definida sobre o tema. Afinal, o que você quer defender? A gramática é ou não importante? O que você propõe quanto ao preconceito linguístico? Amplie seus argumentos e mobilize exemplificações concretas que respondam a problemática do tema e defendam uma opinião clara sobre o tema.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente