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Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 08/03/2012

Status:

Corrigida
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A língua portuguesa é rica em palavras, significados, expressões, etc. E foi trazida de Portugal ao Brasil, [sem vírgula] com adaptações.
Sabe-se que existem diversas variações linguísticas, e que estabelecer apenas uma, como a maneira correta, seria uma forma errada e injusta com a cultura linguística de determinadas regiões.

A forma falada da língua, [sem vírgula] não é apenas o que se escuta, também as expressões utilizadas pelo o indivíduo fazem parte da linguagem.

O caipira, [ sem vírgula] usa os mesmos erros que uma pessoa que que tenha concluído o ensino médio recentemente, o caipira fala "mió" na intenção de dizer "melhor", um recém formado diz "ok" na intenção de dizer "está certo", ou, "está tudo bem". Da mesma maneira em que a raiz da macaxeira como é conhecida no Nordeste, no Norte é conhecida como mandioca.

O cuidado maior deve-se dar à forma escrita, tendo em vista que essa sim é padronizada. Acentuação gráfica, pontuação, flexões verbais, etc, [etc.] merecem atenção especial.

Enfim, a língua brasileira é rica por sua variedade, padronizar a fala seria seria de certa forma, uma perca de materiais do patrimônio público.

Comentários do corretor


Você apresentou ideias que abordaram o tema. No entanto, faltou uma linha argumentativa plausível que validasse sua posição. Apresente exemplificações concretas que comprovem sua tese  e retirem seu texto do senso comum. Cuidado com repetições!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente