Limite Linguístico - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 08/03/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Ocorre o preconceito linguístico, [ sem vírgula] quando delibera uma margem de repúdio entre as pessoas em relação à língua falada, por a mesma ser ampla.

Temos exemplos em relação a esses erros quando um médico discrimina um agricultor, porque este desconhece a linguagem médica, da mesma forma que o médico não é conhecedor das técnicas lingüísticas [linguísticas] do agricultor.

Não significa erro o desconhecimento lingüístico, da mesma forma que não é correto dizer que todas as pessoas que tem um conhecimento mais elevado, que fale sem erros gramaticais, sejam pessoas a utilizar a Língua Portuguesa corretamente.

Esses fatores ocorrem pela cultura, pela sociedade em si, que impõe “padrões” dizendo que o correto é somente a norma culta e não as outras normas. Se somente a norma culta fosse correta não existiria em livros de Português o ensinamento de outras normas, a norma coloquial se encaixa nessa colocação.

O certo é não existir preconceito linguístico, pois como já foi citado, o Português é uma língua extensa, que as pessoas usam da forma que foi apresentada para elas.

Quando as pessoas aprenderem a respeitar a linguagem do próximo não existirão [existirá] discriminação, desrespeito para o mesmo, não existira [existirá] limites, pois todas as normas (coloquial, local, trabalhistas e etc) serão indiferentes.

Comentários do corretor


Você apresentou ideias em prol de sua posição. Contudo, você não mobilizou exemplificações concretas que comprovassem sua tese.

2º parágrafo: O trecho destacado evidencia um erro conceitual. O correto seria dizer conhecimento gramatical e não linguístico.

3º parágrafo: Você tem certeza que a linguagem coloquial é ensinada nas escolas, não seria o contrário?


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente