Falando certo ou errado? - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 07/03/2012

Status:

Corrigida
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Muitas pessoas não tem [têm] acesso às escolas de ensino de qualidade. Por serem de classes sociais mais baixas, não tem dinheiro para pagar uma escola particular e estudam em escolas públicas que não oferecem um ensino bom. Já os que têm uma classe social mais alta aprendem melhor a chamada “linguagem culta”. Mas quem disse que escrever ou falar de acordo com a norma culta está certo?

Cada [ Em cada] região do país há uma forma de fala. É a chamada ”linguagem coloquial”. Em alguns estado [estados]  se fala: a Camila, o Rafael. Pela norma culta falar assim está errado. Mas naquela região todos falam dessa forma e ninguém acha errado. Se um professor é transferido para trabalhar em outro estado, ele tem que conhecer a linguagem daquela região para poder se relacionar melhor com seus alunos. Já um Juiz quando está em audiência tem que falar de acordo com a norma culta, por causa do seu status.

Desde pequenos aprendemos morfologia, sintaxe, regras de pontuação, se uma palavra escreve com dois SS[ “SS”], a concordância das palavra, ou seja, a gramática da língua portuguesa. Todos aprendem da mesma forma. Mas na pratica [prática] acabam falando de acordo com os costumes da região. Mas para saber se o que aprendemos na escola é o correto, é um pouco complicado, pois temos que voltar na história, e talvez se consiga entender.

Por isso não podemos considerar apenas um padrão linguístico como certo. Não podemos discriminar uma pessoa que fala de acordo com a região em que mora. Essas pessoas só seguem uma forma diferente da norma culta. Na prática o que vale é se foi eficiente o meio de comunicação.

Comentários do corretor


:Você apresentou ideias em torno da sua opinião, mas você não estabeleceu uma linha argumentativa plausível para validar sua posição. Levante exemplificações concretas que comprovem sua tese. Vá além do senso comum.  O trecho destacado no segundo parágrafo não ficou claro, uma vez que você não explicou porque falar “A Camila e O Rafael” está errado.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente