A língua da minoria - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 07/03/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Vivemos em um pais [país] de diversas culturas, crenças e linguagens diferentes seria injustiça se considerasemos  [ considerássemos] apenas um [uma] como correta.

A língua falada no Brasil em alguns lugares [vírgula] principalmente nos mais desenvolvidas [vírgula] e [é]  considerada linguagem padrão [vírgulapois a maior população do país falam ela. [ é falada pela maioria da população]

Mas existe aquela minoria onde [em que] a tecnologia e o desenvolvimento não chegaram e as pessoas dessa região ainda não se adaptarão [adaptaram] .

Os cidadãos do nordeste são os que mais sofrem preconceitos [vírgula] pois o "sutaque"dos nordestinos encomodam [incomodam] muitas pessoas das cidades mais desenvolvidas e por esse motivo são conhecidos naturalmente como "nordestinos"; os mineiros também se destacam pela forma de falar e não são apenas as pessoas dessas regiões que são julgadas por esse motivo, cidadãos do país inteiro se destaca [destacam] pela sua língua falada, e não podemos julga-las [julgá-las] por isso.Mas [vírgula] por que discriminar alguém por falar de maneira diferente e taxar como errado aquele que não segue aTes normais gramaticais?

Talvez seja difícil aceitar os fatos [vírgula] mas o maior problema da língua falada esta [está] nos processos burocrático [burocráticos] , pois dela se faz os cidadãos e cabe a ela julgar os que estão certo [certos] e os que estão errados [vírgula]  porem [porém] nem sempre e [é]  justo a sua sentença.

Embora a língua pronunciada e [seja] diversa, no Brasil a língua escrita segue a norma padrão nacional e os alunos do brasil [Brasil] inteiro consegue se adaptar a diversidade das regiões, mas e [é]  preciso ainda fazer algumas adaptações na língua padrão falada [vírgula] pois ela deve ser rigorosamente estudada .

Comentários do corretor


Texto fraco com colocações genéricas e errôneas que não conseguiram validar seu posicionamento sobre o tema. 

2º e 3º parágrafo: Os trechos destacados evidenciam um erro gigantesco. Uma vez que a Língua Padrão é usada pela minoria, e não o contrário como foi colocado.

4º parágrafo: O trecho destacado é totalmente obscuro. Qual é a relação entre os nordestinos utilizarem de uma linguagem própria de sua região e serem chamados de Nordestinos ? Quanto ao [ultimo trecho destacado, evite copiar integralmente trechos explícitos na proposta.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 4


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente