O preconceito de conhecer os ''nós vamo'' - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 07/03/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No início de março de 2010, o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, colocou em cartaz a exposição ''Menas:o certo do errado,o errado do certo''que teve como proposta manifesta de homenagear a variante popular do idioma no Brasil - uma iniciação que teve como precípuo provocar a reflexão por parte daqueles que de forma preconceituosa atestam que o erudito é o único padrão digno de louvor,não dando margem a quaisquer outros níveis de fala.

Será que por mais eruditos que possamos ser, nunca ocorrerá o deslize de reduzirmos ''você tá''? Ou talvez a redundância corriqueira ''há dez anos atrás''? Claro que não. Também o nosso erudito é espalhafatoso: não seríamos nada conveniente se usasemos [usássemos] a palavra ''estigmatizar'' se estivéssemos falando com um homen [homem] do campo com seu primário incompleto; estaríamos pois assim,com a permissão do trocadilho,estigmatizando os erros.

''Temos que ser poliglotas em nossa própria língua''-frase lapidar do prof.Evanildo [ Professor Evanildo] Bechara, consagrado linguista brasileiro. Esse pensamento é fantástico, visto que temos uma lingua [língua] dinâmica,e que devemos trafegar por todos os lugares já rotulados de inóspitos da lingugem [linguagem], devido os nossos graves preconceitos.

No início de março de 2010, o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, colocou em cartaz a exposição ''Menas:o certo do errado,o errado do certo''que teve como proposta manifesta de homenagear a variante popular do idioma no Brasil - uma iniciação que teve como precípuo provocar a reflexão por parte daqueles que de forma preconceituosa atestam que o erudito é o único padrão digno de louvor,não dando margem a quaisquer outros níveis de fala.

Será que por mais eruditos que possamos ser, nunca ocorrerá o deslize de reduzirmos ''você tá''? Ou talvez a redundância corriqueira ''há dez anos atrás''? Claro que não. Também o nosso erudito é espalhafatoso: não seríamos nada conveniente se usasemos [usássemos] a palavra ''estigmatizar'' se estivéssemos falando com um homen [homem] do campo com seu primário incompleto; estaríamos pois assim,com a permissão do trocadilho,estigmatizando os erros.

''Temos que ser poliglotas em nossa própria língua''-frase lapidar do prof.Evanildo [ Professor Evanildo] Bechara, consagrado linguista brasileiro. Esse pensamento é fantástico, visto que temos uma lingua [língua] dinâmica,e que devemos trafegar por todos os lugares já rotulados de inóspitos da lingugem [linguagem], devido os nossos graves preconceitos.

Comentários do corretor


Você trouxe boas colocações em torno da problemática do tema. No entanto, aprofunde sua discussão para ir além de uma abordagem superficial. Além disso, procure ser claro e objetivo ao apresentar suas ideias. Os trechos destacados no penúltimo e último parágrafo evidenciam bem a questão.  Não foi possível compreender o que você quis dizer com essas colocações.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente