Diferentes falas, mas com significados iguais. - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 07/03/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O preconceito linguístico é algo que pode afetar seriamente o modo de agir das pessoas. Ao serem repreendidas por falarem de forma diferente, essas pessoas podem estar perdendo seu auto-estima e bem-estar naquele meio.

Todo o preconceito que surge diante da fala, vêem[ fala vem] de pessoas ignorantes que acham que pelo modo o qual se comunicam, ser superior aos das pessaos  [ pessoas] que usam de uma forma mais simples e com palavras adaptadas para facilitar a sua expressão.

Assim [vírgula] pode-se dizer, [semvírgula] que não há quem fale errado,mas que a mensagem que se desejava passar, [semvírgula]  não foi compreendida. E que apesar de toda essa variadade linguística, o principal objetiva [objetivo] da fala é a comunicação.

Também se faz necessário, [semvírgula] que as pessoas aceitem a diferença e busquem a compreensão no meio que se encontra, tentando evitar ao máximo constrager [constranger] as outras pessoas.

E visto que, [semvírgula] a fala é a essência da comunicação, é necissária [necessária] a maior paciência possível para o entendimento e evitar críticas que façam com que estas pessoas perdam [percam] ou se envergonhem da vontande [vontade] de se expressar. 

Comentários do corretor


Você trouxe ideias que retrataram o tema. No entanto, para validar sua posição é necessário ir além do senso comum. Dessa forma, mobilize exemplificações concretas que comprovem sua tese. Além disso, atente-se às regras de uso da vírgula para não prejudicar a construção de sentido de seu texto.

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente