A busca pela perfeição linguística é notória na sociedade contemporânea. Vive-se uma época de lapidação e esculturamento das tipicidades da língua. As anomalias são rapidamente questionadas, buscando uma padronização, mais do que perfeita, da forma de comunicar-se. No entanto [vírgula] e o regionalismo? E a cultura? E a democracia?
A sociedade de outrora era indiferente sobre questões irrelevantes em seu meio, como, por exemplo, as oscilações da língua. Importava-lhes ocupações com maior funcionalidade. Entretanto [vírgula] a sociedade evoluiu e consigo trouxe modificações, tanto estruturais como comportamentais, ao corpo social. Assim, viver em meio a diferença é a segurança de que vive-se em liberdade, sem obrigar-se a seguir um estereótipo desconfortante. Vivendo em total democracia.
Querer tipificar uma forma de se expressar é totalmente desnecessário e antidemocrático, já que o patriotismo é eminente na humanidade, além, é claro, de se tratar de assuntos culturais, algo que foge completamente do domínio alheio. Essas diversas formas linguísticas só demonstra [demonstram] a numerosidade da cultura brasileira, um tanto imutável e algo a ser preservado.
O tamanho do Brasil é proporcional a sua pluralidade étnica. Seja caipira ou gaúcho, paulista ou nordestino; todos são brasileiros, amam sua pátria e querem solidificar a sua cultura. Portanto, estereotipar não é a devida solução, mas uma interferência extremamente questionável e um tanto quanto abominável.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto está claro e bem escrito, além de ter feito colocações pertinentes sobre o tema. No entanto, trazer exemplificações concretas é de suma importância para comprovar sua tese e enriquecer sua argumentação e foi justamente o que faltou. Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |