Do preconceito linguístico ao preconceito social. - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 07/03/2012

Status:

Corrigida
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Proferir corretamente as palavras é uma tarefa ardua [árdua] para aqueles que tiveram o mínimo de ensino no que diz respeito a [à]  alfabetização. Com tantas dificuldades para se manifestar de forma correta, ou tentar aderir o "padrão" da língua portuguesa, o preconceito lhes atinge em cheio, causando desta forma tamanho envergonhamento.

Na internet, podemos notar vários tipos de preconceito com pessoas que não conseguem se expressar, gaguejam ou sentem dificuldade em pronunciar algumas palavras. Sonia, a mulher que não conseguia falar "You Tube" foi gravada e sua dificuldade para falar virou motivo de risos, após ter seu vídeo publicado no próprio programa You Tube.

A língua portuguesa é muito flexível, nem mesmo os que se julgam falar corretamente, [semvírgula] escapam de usar algumas "muletas" na hora da comunicação e por maiores que tenham sido seus próprios erros se acham capazes de julgar alguém que certamente não foi ensinado de forma correta falar algumas palavras, e nessa questão, também cabe o fator de sotaque, cultura, etc...[etc.]

Embora falar de maneira correta seja importante, falar com clareza a ponto de ser compreendido é suficiente. Todos os que pensam falar tão corretamente, deveriam sensibilizar-se com esses casos, e de alguma maneira, procurar ajudar aos que tem maiores "problemas" com a fala, ou também com a escrita.

Comentários do corretor


Suas ideias retrataram o tema. Contudo, você não conseguiu estabelecer uma análise efetiva acerca da problemática do tema ficando à margem da superficialidade. Dessa forma, realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados , exemplos, retrospectivas históricas etc.) a fim de enriquecer sua produção. Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente