O certo do errado - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 07/03/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O preconceito lingüístico pode ser considerado tão grave quanto os demais preconceitos existentes no nosso país. Os indivíduos que falam sem seguir as regras gramaticais sofrem discriminação e são objetos de chacota. No entanto, essas diferentes maneiras de se expressar provêm de fatos históricos, aprimoramentos e facilitações sugestivos a língua portuguesa.

O Brasil é um país que envolve diferentes tradições e forma sua própria cultura, isso é causado pelas diferentes etnias, algumas que colonizaram e outras que imigraram para o país desde a colonização até os tempos de independência. Além dos costumes, crenças e religião, os indivíduos que vieram para o Brasil, [sem vírgula] trouxeram consigo sua língua, fazendo com que em nosso país houvesse uma mistura de falas e sotaques. Ainda hoje, alguns descendentes de europeus preservam o linguajar de seus antepassados e quando falam não seguem essencialmente as regras gramaticais [ do Português]  e isso não pode ser considerado um desrespeito ou um mau uso da língua portuguesa, já que se trata de uma questão cultural.

A língua portuguesa,  falada no Brasil, já sofreu diversas alterações, sempre para facilitar o seu uso no dia a dia pelas pessoas, apesar disso, ela ainda é considerada umas das línguas mais difíceis, pois acarreta muitas regras e ao mesmo tempo, muitas exceções. Devido[a]  isso, as pessoas criaram seu próprio modo de falar, de forma que facilite, onde [em que] o errado é certo e o outro entende do que se trata. Um bom exemplo é quando vamos ao super mercado e ouvimos “três lata de azeitona” ou “2 real”, todo mundo entendeu o quis ser [ o que foi dito]dito e é tão natural que nem percebemos e mesmo que percebêssemos não seria importante, pois estamos em um supermercado.

Enfim, todos sabem que existem as regras gramaticais e elas devem ser usadas, principalmente na escrita ou quando se trata de algo mais sério e formal. Contudo não podemos discriminar ninguém pelo fato de trocar o “l” pelo “r” quando fala “futebor” ao invés de “futebol”, já que o Brasil é um país grande, de diferentes culturas e sotaques e é isso que faz dele uma nação próspera.

Comentários do corretor


Seu texto é bastante informativo , e trouxe ideias e argumentos que corroboraram com sua tese. A única coisa que você poderia ter explorado mais é a questão do Preconceito Linguístico, que é um dos grandes focos do tema. No mais, cuidado com períodos longos a fim de não prejudicar a construção de sentido de seu texto.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente