Em um país onde predomina a diversidade de cultura, raças e costumes não poderia ser diferente a também pluralidade na língua falada, pois cada lugar, cada situação [vírgula] ela é usada de maneira diversa, por essa razão é impossível considerar apenas um padrão linguístico como digno de aceitação social.
Numa fila de supermercado ou numa roda de amigos, existe a liberdade de se usar um estilo de linguagem mais despojada, nesse momento a informalidade é mais utilizada, até para que o locutor seja melhor entendido. No entanto, quando se está em um tribunal diante dum juiz, por exemplo, a maneira com que a linguagem é usada é completamente diferente, ou pelo menos deveria ser, com normas cultas e toda a formalidade exigida.
Não se pode definir o certo ou errado na língua, pois cada situação exige posturas divergentes, apesar de ser falado a mesma língua em todo território brasileiro, o português é falado de diversas maneiras, com características definidas por cada região, essa diversidade se dá pelo fenômeno social e cultural o qual estamos sujeitos. Por exemplo, a palavra porta não tem a mesma pronúncia, no estado do Maranhão e no estado de Minas, a letra “s” não tem a mesma sonoridade no Rio de Janeiro, além de expressões que existem somente em algumas regiões, como: “oxente” da Bahia, “tchê” do gaúcho e o “uai sô” do mineiro.
A língua é usada das mais distintas formas de acordo com o que exigido em cada momento. Não podemos nos dirigir para nosso chefe da mesma forma a qual nos dirigimos para um amigo íntimo, ou vice-versa. E nem titular como erradas as palavras advindas do regionalismo. É certo que existe a cobrança de que cada indivíduo tenha domínio do português, da norma padrão, mas indispensável também é saber usá-la, de maneira coerente em cada situação, isso sim é domínio da língua.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto está claro e apresentou ideias que evidenciaram a problemática do tema. No entanto, procure ampliar seus argumentos a fim de evitar repetições. Sua conclusão trouxe praticamente as mesmas ideias já discutidas ao longo do texto e não trouxe algo a mais para fechar com chave de ouro seu texto. Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |