Realmente não pode ser "assassinato ao português"! - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 06/03/2012

Status:

Corrigida
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O que não falta são regras em nosso português que definam em que situação usar uma determinada escrita, algumas que muitas vezes não fazem o menor sentido existirem, como a regra do “porque”. Mas o maior [mais] absurdo do que tais regras são as pessoas quererem corrigir as outras pela maneira como elas falam. Se temos liberdade de expressão, qual o motivo de se considerarmos alguém inferior pela simples forma de falar? Porque [ Por que] vivermos paranóicos em busca de uma fala totalmente “correta” de acordo com as normas padrões da língua?

De repente estamos querendo zombar de pessoas que durante o seu dia a dia utilizam palavras como: “broco” ao invés de “bloco”; quando na realidade essas palavras são mais carregadas de cultura do que imaginamos. O Brasil, pela sua enorme extensão territorial, apresenta várias culturas diferentes e essas por sua vez carregam suas formas de falar que não deveria ser descriminada[deveriam ser discriminadas] por nenhum[nenhuma] outra cultura. As diversas palavras que muitas vezes são consideradas “assassinatos ao português”, podem terem[ter] mais cunho histórico do que imaginamos, como a troca do L pelo R, já que muitas palavras do nosso português sofreram essa alteração.

A língua deve ser uma só em todo país e essa necessita de suas regras, mas tais regras devem ser realmente levadas em consideração quando se trata de situações formais como, concursos, vestibulares, conferências e etc. Sabe-se que muitas de suas regras definem o que pode ser desacato em tribunais, plenárias, etc. e que isso é de extrema importância em eventos formais para torná-los mais harmoniosos sonóricamente[sonoricamente] , no entanto o importante é que não nos deixemos convencer de que as demais formas utilizadas durante o cotidiano de muitas pessoas, são banais e por isso tais pessoas são indignas.

Comentários do corretor


Você apresentou suas ideias em relação ao tema e discutiu o problema.  Contudo, faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, contraposições, fatos , dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) que enriquecesse sua argumentação e validasse seu posicionamento. Vá além do senso comum!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente