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Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 06/03/2012

Status:

Corrigida
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A idioma[ O idioma] oficial brasileiro é o português que apesar de ser falado em outros países, se tornou uma das línguas mais difícies[difíceis] de ser estudada[serem estudadas] do mundo. Isso acontece porque o Brasil, entre os países que falam o português, é o maior país em extensão territorial e em população, com isso possui uma riquissíma[riquíssima] mistura de povos e culturas, consequentemente, produz vários grupos linguísticos dentro do Brasil.

O preconceito linguístico é conciderado[considerado] um desrespeito aos direitos humanos de um grupo de pessoas considerados minorias, isso significa que são pessoas que necessitam de uma cuidado [ um cuidado] especial nas escolas, no trabalho ou no dia-a-dia em comunidade. Nessa ótica, podemos dizer que algumas expressões utilizadas no sul do Brasil nunca serão utilizadas no norte, por isso temos que ter cuidado ao dizer que esteja certo ou errado.

O dilema do certo ou errado é um fato que deve ser potencialmente estudado e entendido por todos os brasileiro[brasileiros]. Pois um mineiro com seu jeitinho manso de falar é considerado um caipira, o caríoca[carioca] um folgado, um nordestino um cabra da peste, e assim por diante.

Todos sabemos que a língua portuguesa possui um padrão, chamado padrão culto de linguagem, a qual é cobrado em concursos, provas, e ensinado nas escolas. No entanto, a língua coloquial que é a língua falada tem que ser entendida por todas as pessoas, haja vista que não é por causa de ser um caríocaque uma pessoa sairá escrevendo "porra meu" por mais que seja uma pronuncia[pronúncia] feia para algumas pessoas é uma língua coloquial que deve ser respeitada por todos.

Portanto, dizer que seja certo ou errado à fala[a fala] de alguma pessoa é um preconceito linguístico que não deve ser banalizado como brincadeirinhas deve ser [brincadeirinhas, deve ser respeitado] respeitado. Dessa maneira, deve haver uma formação mais qualificada para todos os alunos brasileiro[brasileiros] a fim de que não ocorra essas brincaderinhas[brincadeirinhas] com a cultura de um determinado povo que possui um tipo linguístico inerente ao seu modo de ser.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema. Contudo, você apresentou suas ideias, mas não desenvolveu uma linha argumentativa plausível que levasse seu texto a ir além do senso comum.  Atente-se aos erros gramaticais apontados.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente