Certo ou Errado? Não, Existe Comunicação - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 06/03/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A linguagem é uma forma de comunicação com as pessoas, não existe certo ou errado, existe um modo certo de comunicação. Cada pessoa tem suas gírias, seu modo de falar, e se a comunicação acontece é por que essa é a certa, mesmo nas mais diversas linguagens.

Muitos criticam, outros não se importam. Mas o grande fato é que a linguagem é feita de regras , cada cultura tem a sua, cada país, região, cidade, grupo, pessoase etc...[ etc.] Mas se há o entendimento, há compreensão da fala( da linguagem) , o que realmente importa?

Nada, as pessoas[ Nada. As pessoas] não se preocupam com o seu modo de falar, escrever, o que realmente as interessa é a comunicação, se está sendo feita , se está sendo entendida. A comunicação da linguagem tem que estar acontecendo de emissor para receptor, a mensagem tem que ser passada e entendida, o assunto os dois devem conhecer para poder haver comunicação, como conversar com um grupo de skatista , por exemplo, não se pode chegar e conversar com o grupo,é preciso conhecer o assunto, entender e saber se expressar de tal forma que eles lhe entendem[entendam].

Portanto, não existe certo ou errado, cada pessoa fala como bem entende, mesmo sendo descriminada [discriminada] pelas outras, mesmo sendo afastada do grupo, etc...

As pessoas são ignorantes na maioria das vezes, mas esse é o modo de viver de cada pessoa.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema. No entanto, procure ampliar suas ideias e argumentos para evitar repetições. Sua produção se desenvolveu em torno da mesma idéia, que a comunicação é o que importa. No entanto, você não conseguiu desenvolver uma linha argumentativa plausível que explorasse esta questão e levasse seu texto a ir além do senso comum.

Leia  e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente