A variação da linguagem - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 04/03/2012

Status:

Corrigida
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A linguagem de um povo nada mais é do que o meio de comunicação oral entre as pessoas que está[ e está ] sujeita a mudanças através dos tempos, é dinâmica e complexa. Então nos perguntamos: Por que numa sociedade tão moderna e dinâmica, o preconceito quanto à fala de cada um ainda acontece?

Da mesma forma que a humanidade se modifica com o tempo, a língua acompanha essa evolução e varia de acordo com os diversos contatos entre diferentes povos. Assim é[Assim ela é]considerada um objeto, sujeita a transformações.

No Brasil foi convencionado que o português falado deve ser o mesmo que o português escrito. Isso quer dizer que, ao longo dos anos, a gramática normativa e a língua foram tratadas como uma coisa só.

A variedade padrão é considerada "correta", culta, bonita e desta forma qualquer desvio da norma padrão tende a sofrer discriminação, sendo então, classificado como "errado", inculto. Por ser adotada pelos grupos socioeconômicos mais privilegiados, a utilização da variedade padrão é muitas vezes indício de status e prestígio, enquanto que a não utilização da mesma é fortemente estigmatizada.

O preconceito linguístico vem sendo alimentado diariamente pelos meios de comunicação, que pretendem ensinar o que é “certo” e o que é “errado”, sem falar, é claro [, é claro, ]nos instrumentos tradicionais de ensino da língua, ou seja, a gramática normativa e os livros didáticos.

A sociedade precisa ver que a gramática não é a língua, e sim um conjunto das regras de uma língua que mudam constantemente porque a língua é dinâmica, formada por seres passiveis de influencias[influências] externas. O que é difícil, mudar[O que é difícil é mudar] a percepção do correto numa língua, principalmente numa tão diversificada quanto a nossa.

Comentários do corretor


Você apresentou boas ideias em relação ao tema proposto. O que faltou para enriquecer seu texto e dar força a sua argumentação foi um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplificações, retrospectivas históricas etc.) Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente