Dispararidade linguística - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 04/03/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Comenta-se, com frequência, a respeito[Comenta-se com frequência a respeito] da diversidade linguistica[linguística] do Brasil.Um país que ao longo dos tempos vem recebendo influências culturais, adaptando-se as mesmas e tornando-se um país onde se é difícil definir o modo certo e errado de escrever e falar.

A questão linguística vem sendo bastante discutida. Afinal, o que pode ser considerado certo e errado? Para se escrever, há uma padrão definido, que é a chamada normal culta. Exigindo um certo conhecimento gramatical. No entanto, na fala, não se tem tanta preocupação, irá depender do contexto social.

Segundo os linguistas, o erro não está atrelado a língua[à língua], mas sim à[a] questões sociais e culturais. Quem define o erro é a sociedade, pois a mesma estabeleceu um padrão do que pode ser considerado certo. Criando assim a regra de que todos devem falar de forma culta.

O brasil[ Brasil] é um país rico em uma diversidade cultura[ cultural] e linguística. Há diversos grupos com suas formas de expressar a fala. Mas a sociedade em si definiu uma regra do "modo certo de falar" que pode ser considerada um ato de preconceito sociocultural, pois os próprios afirmam que não [] um modo certo de falar.

Comentários do corretor


Você apresentou suas ideias, mas não conseguiu desenvolver uma linha argumentativa plausível que validasse sua posição e embasasse uma boa reflexãosobre o tema. Procure ampliar seus argumentos a fim de evitar repetições. A conclusão apenas repetiu com outras palavras a ideia exposta no penúltimo parágrafo.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente