- Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 04/03/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Vivemos num mundo onde aqueles que fogem à regra dos padrões estabelecidos como certos por uma parcela da sociedade, são[sociedade são]vítimas de discriminação. Nesse sentido,um assunto que tem gerado bastante polemica[polêmica]é o preconceito linguístico,praticado por pessoas que não conseguem enxergar as variações,o dinamismo e o contexto histórico-social dos diversos falantes da língua portuguesa.

O Brasil, país de dimensões continentais, tem uma população bastante diversificada, onde cada região apresenta suas particularidades. De norte a sul, observa-se uma infinidade de modos de falar, que estão estritamente associados a[à] cultura e ao passado de cada local. Aliado a isso, deve-se levar em conta também a origem social de cada falante, visto que,é[ visto que é] esperado que aqueles que não tiveram tantos anos de estudo não possuam total conhecimento da chamada gramática normativa.
Percebe-se, portanto, que o português purista, que muitos consideram como correto é apenas uma das diversas vertentes que assume o nosso idioma.Visto isso, seria ignorância achar que só é bom articulador aquele que segue a risca tais normas na oralidade. Uma pessoa de mais experiência muito provavelmente não irá se comunicar como um jovem, assim como um determinado grupo, com suas ideologias e modo próprio de viver, como os surfistas, dentre outros, terão gírias restritas ao seu grupo de amigos.

A partir disso, nota-se que deve haver o bom senso no emprego da língua em cada situação e ambiente. Numa entrevista de trabalho ou numa redação de concurso, por exemplo, a norma culta deve será [será]  utilizada, no entanto, a linguagem coloquial é a mais comum em conversas informais.No Modernismo, movimento literário surgido em São Paulo,e que teve como grandes expoentes nomes como Mário de Andrade e Carlos Drummond de Andrade, esse coloquialismo foi incorporado até mesmo ao texto escrito, visto que, nessa época, esses artistas utilizavam essa técnica como uma forma de questionar e combater os purismos e a língua estática que vigorava em escolas anteriores,como o parnasianismo.A partir desse movimento, em que os autores inventavam palavras e brincavam com aspectos como a plurissignificação, notou-se que foi dado um grande passo no combate ao preconceito, que pode atuar até mesmo criando amarras para a criatividade.

Sendo assim, pode-se dizer que a maneira de se expressar revela muito sobre uma pessoa ou grupo, e levando em conta a diversidade encontrada no Brasil, não há uma linguagem "certa" ou "errada", mas sim variações. É, portanto, um privilégio ser falante de um idioma tão dinâmico, que originado de uma matriz europeia, incorporou aspectos de outras culturas. Logo,cabe ao falante saber selecionar os diversos padrões assumidos pelo idioma e fazer uso adequado deles em cada situação,contribuindo assim,cada vez mais para o enriquecimento da nossa língua.

Comentários do corretor


Seu texto é bem informativo e trouxe uma reflexão válida acerca do tema proposto. No entanto, cuidado com a extensão do seu projeto de texto e procure ser mais objetiva ao apresentar suas ideias a fim de evitar delongas.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente