De acordo com Silveira Bueno, linguagem é a "utilização dos elementos de uma língua como meio de comunicação entre os homens, de acordo com as preferências de cada um, sem preocupação estética; qualquer meio de exprimir o que se sente ou pensa; estilo."
Desde a antiguidade, primitivos tentam se comunicar através de códigos e instrumentos de suas respectivas épocas. Nunca houve uma limitação perante ao modo de como fariam isso. Tudo era de acordo com o século vivido. Passaram-se gerações e a linguagem humana com os diferentes métodos, assim como os dos primitivos, se desenvolveram e surgiram.
Discute-se agora se realmente existe uma língua padrão que deve ser seguida por todos, indiferente das diversas culturas. O Brasil, como um país multirracial e cultural, não deve ter a obrigação de seguir nenhum padrão linguístico já que há tantos diferentes na própria cultura, derivados desde a época Colonial.
Impor aos diferentes povos, qualquer modelo padronizado, é não reconhecer que o idioma é dinâmico e extenso e ter preconceito contra sua própria cultura.
Comentários do corretor
Você soube utilizar uma citação e realizar uma retrospectiva histórica para validar suas ideias em relação ao tema. Contudo, você não saiu de uma abordagem superficial sobre o tema, uma vez que você pouco discutiu as possibilidades de ideias que o tema favorece. Amplie suas ideias e argumentos a fim de melhor retratar o recorte temático.
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |