O poder da fala - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 04/03/2012

Status:

Corrigida
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Moro em um país tropical abençoado por Deus e ridículo por preconceito, querendo ou não o povo brasileiro é composto por vários preconceitos, sejam eles sociais, culturais, lingüísticos, entre outros. O preconceito lingüístico é o que mais dizem que não tem solução rápida, pois para muitas pessoas o certo é a norma padrão para se falar e escrever, mas essas pessoas se esquecem que o Brasil é um país grande com regiões distintas. As classes sociais menos favorecidos no país também sofrem o preconceito lingüístico, mas principalmente por serem pobres.
O Brasil é dividido em regiões, e cada uma delas tem uma culturas diferentes, podemos até citar que o nosso país é o mais diversificado culturalmente da América do Sul. Por causa dessa diversificação cultural, principalmente as regiões norte e nordeste [Norte e Nordeste] são tarjadas [taxadas] como as caipiras que não sabem falar, infelizmente é essa a nossa realidade. A questão não é saber falar uma norma lingüística padrão vigente no país e sim preservar a cultura de décadas atrás, falar nordestino, por exemplo.
Primeiramente quando você olha para uma pessoa ver [e vê] como ela está vestida então você automaticamente distingue de que classe social essa pessoa é, surge então o preconceito, o mesmo ocorre com o preconceito lingüístico, se é pobre, caipira pensa primeiramente que é analfabeto e não sabe falar direito, eles podem até serem analfabetos ou semi-analfabetos, só que muitas vezes essas pessoas sabem muito mais do que nós os alfabetizados. Se as classes sociais menos favorecidas não soubessem se comunicar [vírgula]  obviamente eles morreriam de fome, não conversariam com outras pessoas, entre outras coisas.
Então não é possível considerar apenas um padrão lingüístico na sociedade brasileira, primeiramente por o Brasil ser um país diversificado e bonito pelas culturas que aqui vivem. Cada um [vírgula]  independente de classe social sabe falar muito bem o português, seja falando, por exemplo, ôce ou você sabemos que essas duas palavras são a mesma coisa. Não podemos acabar com a cultura lingüística brasileira, a língua é linda seja ela dentro ou fora das normas da padrão brasileiras, pois ela representa a cultura.

Comentários do corretor


Você apresentou suas ideias e seu posicionamento sobre o tema proposto. Contudo,  você não conseguiu tecer uma discussão rica embasada em argumentos plausíveis e persuasivos que validasse seu ponto de vista. Dessa forma, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, fatos, contraposições, exemplificações,  retrospectivas históricas etc.) que enriqueçam seu projeto de texto e comprovem sua tese.

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente