Ao Pé da Letra - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 03/03/2012

Status:

Corrigida
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A linguagem oral e escrita são as ferramentas mais eficientes para transmitir ideias, pensamentos e até emoções. Para que se estabeleça uma comunicação, é preciso [ comunicação é preciso] que o que foi dito seja compreendido.
Mas, seria possível a comunicação se cada pessoa resolvesse criar seus próprios vocábulos, ou dar significado diferente aos vocábulos existentes? Vidente [Evidente] que não. Para que a comunicação se torne eficiente, foram criadas regras, a serem utilizadas tanto na oratória como na escrita.
A linguagem é empregada de formas diferentes, conforme a situação ou a quem é dirigida. Ninguém dirige-se a um familiar como se estivesse falando com um magistrado em pleno tribunal. Também não seria admissível uma linguagem chula ou cheia de erros, por parte de um professor, ou um jornalista no desempenho de suas profissões.
Pode-se considerar que dentro de um mesmo idioma, existem diferentes linguagens; coloquial, formal, oral, escrita, técnica e outras. A linguagem ainda pode ser considerada como uma fator de inclusão por parte de grupos. São exemplos as gírias, jargões, termos regionais e até termos técnicos.
Assim sendo, o erro mais grave é usarmos uma linguagem inadequada ou ineficiente. Em uma situação cotidiana, o linguajar rebuscado seria monótono e deselegante. Já uma situação formal exige que se use uma linguagem denotativa, clara e sem preciosismos.

Comentários do corretor


Você soube apresentar  a questão dos usos e desusos da linguagem. No entanto, faltou melhor explorar a questão do Preconceito Linguístico em si para melhor retratar a problemática instaurada pelo tema proposto. É de suma importância realizar uma leitura crítica da coletânea para dar norte as suas próprias ideias e para orientar sua argumentação. Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente