Falar é um ato de ensinar. - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 03/03/2012

Status:

Corrigida
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A fala representa uma capacidade humana de vincular imagens a objetos, situações... Portanto [ Portanto, ] para que uma palavra crie sentido, primeiro é necessário haver um significado para a mesma. Se caso não haja [houver] um significado, a comunicação fica falha. Neste ponto se encontra o problema da mudança lingüística.
No nordeste  [Nordeste, ] a abóbora é chamada de jerimum, aipim de macaxeira... Entre todas essas situações um mesmo alimento apresenta-se com significantes diferentes. Porém [ Porém, ] se um nordestino for perguntado se ele aceita um aipim para jantar, provavelmente haverá um "estranhamento" a essa palavra, já que não houve associação.
A mudança da linguagem sempre acontecerá, assim como aconteceu em toda a história. Entretanto [Entretanto,] dificilmente será mudado o diamante, a bola, a árvore que todos conhecem. Porém podem ser criados novos nomes para os mesmos objetos. Entretanto para que haja uma associação das palavras com os objetos e situações fazem-se necessário um prévio conhecimento dessa cultura. Portanto aprender novos significantes para um significado trará um incremento de cultura.
Que a linguagem é um processo de transformação cultural é inegável, entretanto para que seja feito essa mudança é preciso investir em ensino. Pois sem isso o que antes seria uma evolução cultural, virará um retrocesso, já que não haverá mais entendimento entre as pessoas.

Comentários do corretor


Você discutiu em torno de questões que envolvem as diferentes acepções da língua, mas não respondeu a problemática do tema. Dessa forma, oriente-se pelo que foi analisado pela coletânea para nortear suas próprias ideias e assim abordar o que foi proposto pelo recorte temático.  Além disso, seja objetivo e claro ao desenvolver seu projeto de texto, a fim de evitar um texto prolixo e enfadonho.

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 0.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 0.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 4


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente