Será o fim da desordem? - Banco de redações


Favelas no Rio de Janeiro: o que há além do muro?

Enviada em: 03/05/2009

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Alvo de críticas acidas, a construção do muro nas favelas do Rio de Janeiro vai ganhando ibope e fazendo as pessoas enchergar o outro lado da Cidade Maravilhosa. Esta concentração publicitária em torno desta obra, mostra como que o ser humano pode tornar algo benéfico em algo totalmente fora dos padrões éticos e morais.

A edificação desta parede não serve, em , para firmar uma divisória entre uma área e outra e não como foi o caso do polêmico Muro de Berlim, que foi uma realidade e um símbolo da divisão da Alemanha em duas entidades estatais, a "República Federal da Alemanha e a República Democrática Alemã. Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em duas partes: Berlim Ocidental (constituído por paises capitalistas) e Berlim Oriental (formado por países simpatizantes do regime soviético), não sendo, portanto, o que está ocorrendo em nossa Cidade de Ipanema, pois tal muro não é para dividir e sim para conter a desumanidade contra áreas ambientais.

A construção do muro, além de preservar as áreas ambientais, gera uma expansão das favelas, moradias de condições subhumanas que facilita a expansão do narcotráfico e que portanto, os brasileiros, contribuíntes e cidadãos, não merecem tal lugar para se morar. Pois todos tem direito a uma moradia, mesmo que seja simples, mas que esteja nos padrões de saneamento básico e infraestrutura, sendo este o paço para uma revolução habitacional proposto por políticos que se importam com a vida. Pois afinal, o Rio de Janeiro tem agora, o trabalho de se fazer honrar ao título mundial de "Cidade Maravilhosa", destinando o valor devido aos seus moradores, afinal  " o melhor do Brasil é o Brasileiro".

Enfim, a construção deixa um marco na história, pois finalmente o bem comum chegou a ser consenso entre os políticos, que agora estão criando medias para acabar com a desordem ambiental e populacional, não criando um muro de Berlim, mas criando um muro para dividir a falta de compromisso para com o povo, da real política. Pois apartir de agora, tenho certeza que tem alguém que se importa comigo.

Comentários do corretor


1: Verifique a grafia das palavras. A ortografia é um quesito muito importante nas correções de vestibular e conta valiosos pontos para sua redação.

2: Cuidado com o uso do pronome demonstrativo. Ele deve ser usado apenas quando faz objetiva referência a algum termo já escrito anteriormente. Caso contrário, deixa o leitor confuso com a falta de informação do seu texto.

3: As frases grifadas são contraditórias entre si. Não fica claro, em seu texto, se você é ou não a favor da construção do muro. Verifique sua real intenção quando for escrever a redação para não cair nesse tipo de erro.

4: Fique atento às expressões utilizadas. Elas devem ser de conhecimento geral ou estar entre aspas para que o leitor saiba que se trata de uma gíria local.

5: Cuidado com a concordância nominal. O certo é moradias.... que facilitam..."

6: Evite a repetição de palavras. Procure no dicionário sinônimos para deixar seu texto mais harmônico.

7: As frases em vermelho estão confusas, dificultando a compreensão do seu texto. Fique atento com a maneira de desencadear suas ideias. Prefira separá-las por ponto final e iniciar uma nova frase para dar-lhes sentido completo. Procure desenvolver seu raciocínio de maneira precisa, sem deixar espaços para dúvidas do leitor.


Avaliação Geral: Seu texto apresenta vários problemas. Você tem muita dificuldade de desencadear suas ideias e acaba "emendando" seus argumentos, se aproximando mais da forma falada que da forma culta da Língua Portuguesa. Um texto dissertativo deve primar pela formalidade e objetividade, sendo coerente no desenvolvimento do tema proposto e coeso na maneira de escrevê-lo. Evite ser repetitivo e contraditório. Tente identificar os pontos relevantes a serem articulados por você em sua redação e desenvolva-os de maneira completa, sem deixar margens para dúvidas.

Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 0.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 0.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 0
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 0.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 0
NOTA FINAL: 1.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente