Internet:: Inclui ou exclue - Banco de redações


Internet: Inclui ou Exclui?

Enviada em: 25/01/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O mundo hoje em dia parece tornar-se mais pequeno, consequência da evolução da comunicação (outrora rádio, jornal e televisão) e de telecomunicações (telefone, telex, fax e mais tarde telemóvel). Sem dúvida [vírgula] os transportes e circulação de pessoas e [vírgula] consequentemente [vírgula]de bens promoveram significativamente o ser humano desde os tempos pré-históricos (idade neolítica), por que [porque] através dos viajantes os povos passaram a intercambiar experiências entre eles.

A comunicação foi-se melhorando de tal sorte que as tipografias foram apanhadas de surpresa com o aparecimento da internet.

Uma nova era [ Evite deixar frases soltas em seu projeto de texto]

Conhecí [Conheci] computador nos finais de anos 80, em Bissau (Guiné-Bissau), que dado ineficácia de electricidade, fenómeno [fenômeno] comum nos países carenciados, a minha convivência com essa (nova) tecnologia não foi bem sucedida. Aliàs, a minha perícia em máquinas dactilográficas não me deixou iludir, não. Sobretudo a linguagem de utilização do equipo era em inglês (ainda me lembro de Word 5.0 e LOTUS 1-2-3); não havia rato, dava-se tanta volta para aplicar uma função ou escolher uma opção. Acabei perdendo o “apetite”. No entretanto, desenvolví-me na decadactilografia (dactilografar com todos os dedos); experimentei variados stencis (tipo papel especializado utilizado na reprodução de documentos através de policopiadora), se calhar por falta de fotocopiadora. Esse período já faz parte do passado.

Nos dias em que vamos hoje, a realidade é outra. A internet revolucionou não só as novas tecnologias de informação e documentação em rapidez, também a mobilidade, vivência e até pensamento de criatura humana.

Junto do meu computador não preciso de sair de casa para muita coisa. Basta conectar-me à internet, já que vivo na Europa, para enviar mensagem, conversar ou no Messenger ou no Skype, fazer compras online e marcar rendez-vous e muito mais. É possível. Um caso concreto: conhecí Brasil Escola graças à ela e estou bem agradecido. Quero continuar tomar parte em mais actividades desse site.

Numa recente “navegação” na Rede Globo acompanhei uma reportagem de “crianças na net”. Ví Ivan de 4 anos e Maiara de 14 que estão a dar preocupações aos pais. A reportagem chama a necessidade de escolha e modificação de comportamento dos nossos filhos e nos programas que vêm, o que pelo contrário pode resultar em desinteresse pela escola. Concordo em absoluto com o conselho. Por mim, os IPODs, MP4 e telemóveis de gama, com facilidade de ligação em WI-FI, em mãos de mais jovens, constinuem veneno que vai dar frutos indesejáveis a nova geração e a vindoura.

A internet, diga-se em boa verdade, é um tesouro bem concebido, de boas intenções, reconheça-se. Temos testemunhado peritagens, invasões à privacidades e confidências reveladas indesejadamente .Lembremo-nos que o Inferno também foi concebido com boas intenções.

Quanto a saber se inclui ou exclui, a internet, na minha opinião tem as duas faces. Inclui mais conhecimento, põe à nossa disposição dados gratuita e rapidamente, mas acaba nos distanciando cada vez mais de nós mesmos e da nossa solidariedade familiar e social. Passamos a depender da internet mais do que ela o devia ter sido connosco. Eis as consequências do desenvolvimento científico.

Um artigo de Souleimane SILÁ. Luxemburgo, 25/01/2012.

Comentários do corretor


Você soube relatar bem como seu deu as vivências após a inclusão da era digital. No entanto, devo chamar a atenção às características do gênero textual exigido. Seu texto está no perfil de um relato, e não de um artigo de opinião ou diário. além disso, cuidado com a extensão de seu projeto de texto.

Atente-se!

No mais,

Continue lendo e escrevendo!

Todo Sucesso!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente