Cada qual em sua casa - Banco de redações


Internet: Inclui ou Exclui?

Enviada em: 25/01/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Já não é surpresa para nós as infinitas possibilidades que a internet é capaz de nos oferecer. Contudo, também não é surpresa que com a invasão online [vírgula] muitas outras questões de cunho comportamental e cultural surjam [surgiram] na contra mão [contramão] da tecnologia.

O modo como os jovens estão gerenciando o tempo em frente ao computador é um grande exemplo de como a internet nem sempre age em favor do desenvolvimento humano, já que por horas a fio o adolescente deixa de estudar e adquirir novas aptidões motoras e intelectuais à medida que abusa da busca por aceitação nas redes sociais. Distração para os filhos, dor de cabeça aos pais.

Além disso, é de se avaliar o conteúdo proporcionado às pessoas com acesso à internet. Vejo que em nossas mãos estão conteúdos culturais do mundo todo que nos levam à questão: "as várias culturas darão lugar a um [uma] possível 'cultura global'?" Ainda não sei a resposta, mas uma coisa é certa: se ocorrer será por meio das culturas de massa, também conhecidas como meios midiáticos.

De fato, a internet já reservou seu lugar em nossas vidas por um longo tempo. O que me preocupa é que ela passe a tomar o lugar de pais, irmãos, amigos, esposa, cachorro! Ainda bem que tenho todos eles adicionados em meu perfil do Facebook...

Comentários do corretor


Guilherme,

Você apresentou seu ponto de vista acerca do tema proposto. No entanto, você poderia ter melhor explorados os recursos argumentativos ( citação, fatos, dados, retrospectivas históricas etc.) a fim de melhor retratar o recorte temática, enriquecer sua produção e ir além do senso comum. Além disso, cuidado com o uso indevido da primeira pessoa em textos dissertativos.

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente