A humanidade jamais esteve tão interligada. A internet revolucionou o modo de pensar e agir contemporâneo e inovou facilitando a divulgação de ideias e notícias em tempo real. Contudo, não gerou apenas benefícios e, portanto, deve ser analisada mais atenciosamente.
A facilidade de fazer novas amizades através das redes sociais permitiu conhecer pessoas de todo o mundo, mas, apesar disso, a população apresenta altos índices de solidão. As amizades estão se concretizando virtualmente e, dessa forma, os internautas se isolam cada vez mais reduzindo o relacionamento social realizado pessoalmente. Além disso, a exposição pessoal facilita a ação de pessoas de má índole que agem com violência e desrespeitam os usuários de redes sociais, o que representa um risco oferecido pela internet, mas que pode ser controlado ao evitar o compartilhamento de dados pessoais.
Entretanto, é sabido que a internet revolucionou o mundo do comércio e dos negócios, promovendo comodidade e facilidade sendo um auxílio a diversas profissões. Além disso, possibilita o acesso a sites de pesquisas escolares que oferecem, também, ajuda para vestibulandos e concursistas, como o Brasil Escola, o Info Escola e o Alunos Online oferecem. Nesse sentido, a internet é uma ferramenta de inclusão social.
Concluindo, os perigos oferecidos pela internet são relevantes [vírgula] mas podem ser minimizados seguindo instruções que corroborem com um melhor aproveitamento da internet e garantam segurança. Dessa forma, os benefícios proporcionados são de total importância para esta sociedade, pois não impede os avanços tecnológicos brandamente aproveitados pela comunidade mundial e que são impulsionados pelo uso da rede - que nesse sentido é indispensável.
Comentários do corretor
Davi,
Você apresentou um projeto de texto claro que retratou o tema proposto. No entanto, faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, dados, fatos , exemplos, retrospectivas históricas etc.) que comprovasse sua opinião e retirasse seu texto do senso comum.
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 2 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 2 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |