Internet moderada - Banco de redações


Internet: Inclui ou Exclui?

Enviada em: 21/01/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Numa estratégia de descentralizar as informações nos EUA durante a guerra fria [Guerra Fria] , foram colocados computadores em regiões geográficas diferentes e ligados em rede. Assim nasce o fenômeno global ao qual chamamos de internet. Hoje é sem dúvida uma ferramenta importantíssima no dia a dia. Mas o que fez com que a internet nos interessasse tanto?

Quem não desejaria ficar em casa ao invés de enfrentar filas para fazer compras? Ou conversar sem sair de casa com quantas pessoas desejar? Ir ao correio para enviar cartas virou obsoleto. A internet nos trás [traz] inúmeras vantagens, como: Ensino a Distância (EAD), que vem crescendo muito no mercado; a partilha de informações, idéia [ideia] e opiniões com muitas pessoas; evita gastos de papeis com os e-mails; dissemina a publicidade e nos trás informação em tempo real. É como se fosse uma cidade com toda a cultura que a humanidade guardou, e a cada esquina que passamos, há uma nova cultura. Mas estamos de carro, e podemos escolher qual esquina queremos parar. É fantástico!

Mas, como tudo em demasia faz mal, a internet tem seus riscos e malefícios. Com o comodismo e facilidade, vem o sedentarismo e consequentemente a obesidade, afinal não é preciso mexer-se muito para navegar. Exclusão social e conturbação mental entre vida virtual e real. Existem muitos riscos ao acessar a internet; por isso é sempre frisado que os pais vigiem o que seus filhos estão fazendo na internet. Difamação, discriminação, estelionato, falsa identidade, pedofilia e pirataria são extremamente comuns no ambiente virtual. Cuidado! Os “Happy Slapping” são quando os “cibercrimes” saem da rede e criam vida no cenário real. Quando ameaças se concretizam, quando vítimas de bulling [bullying] são violentadas, ou grupos espancados. Como citado, os riscos são imensos, mas os benefícios também. Então, o que fazemos com tudo isso? Vale a pena correr o risco de ser engolido pela tecnologia? O uso ponderado, a fiscalização e a informação nos resguardarão. Modere no tempo, use a internet a seu favor. Ferramentas de pesquisas nos economizam muitíssimo o tempo que levaríamos pesquisando em bibliotecas e livros grossos, vídeo aulas incrementam o que não compreendeu em sala de aula, com poucos cliques você está paralelo às das notícias [às notícias] do mundo. Utilizando corretamente esta tecnologia, conseguimos fazer nossa empresa crescer. Se não utilizarmos os recursos tecnológicos com parcimônia e discernimento, de que adianta tanta tecnologia se formos escravos dela, quando deveríamos nos melhorar paralelamente a ela? De que adianta um computador donairoso se a cabeça é enfezada demais para usar a tecnologia a seu favor? Escape de jogos que lhe viciem [vírgula]  assim como deveria fugir da demasia de cigarros e drogas, 1. não fique em chats o dia todo da mesma forma critica sua vizinha fofoqueira que conversa o dia todo. Busque a internet moderada, a internet produtiva!

Comentários do corretor


Diogo,

É notável sua percepção crítica acerca do tema. No entanto, atente-se à estrutura e organização do seu texto a fim de não prejudicar a construção de sentido. Primeiramente, desmembre-o em parágrafos; sua conclusão, por exemplo, apresenta cerca de 16 linhas. Além disso, evite períodos longos.

1. Reescreva este trecho destacado, por está mal articulado e comprometeu o sentido pretendido.

Leia e produza sempre!

Dicas de Gramática

Veja mais sobre o Novo Acordo e saiba porquê não mais escrevemos idéias e sim, ideia. Veja também as diferenças entre Traz e Trás.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 2
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 2
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente