Antigamente [vírgula] o convívio social era bem mais complicado e burocrático que hoje.Para enviar uma simples carta era preciso percorrer longas distâncias em carruagens [vírgula] por exemplo,isso [por exemplo. Isso] dificultava o contato a longas distâncias e fazia com que o convívio social das pessoas fosse restrito,em muitos casos,apenas a cidade ou região em que moravam. [ 1.] Mas aí veio a ´´revolucionária´´ internet, que permite-nos fazer [permite fazermos] contato rápido e eficaz com pessoas de todo o mundo e a qualquer hora.
Como sempre existe um porém,essa praticidade da internet em fazer comunicação entre as pessoas está aos poucos substituindo o convívio pessoal entre elas.As pessoas, principalmente adolescentes,por serem na maioria das vezes inseguros de sua própria imagem,preferem muito mais a internet do que uma conversa cara-a-cara [ cara a cara] .É bem notável que através de chats e/ou sites de relacionamentos,podemos criar nossa própria imagem,ser quem quisermos.Resumindo:´´obter outra identidade``;e com isso fica fácil manipular todos a nosso favor com palavras e sentimentos falsos, o que é natural da necessidade de prepotência que nasce conosco.Isso pode gerar muitos problemas sociais no caso de pessoas de mau caráter,como já foram relatados vários casos de sequestro ou morte devido à [a] encontros marcados pela internet de pessoas com perfis falsos,ou roubo de casas por informações obtidas em sites de relacionamento social.
Através da internet [vírgula] o relacionamento é sempre frio,sem vida.Não vemos as expressões das pessoas e nem interpretamos seu tom de voz ao expressarem-se pela fala,o que é da mais primitiva natureza humana.Somos humanos e não máquinas que se comunicam por números binários.
A internet está aí para nos auxiliar e não para servir de escudo.Parar de usar seria muito radical,mas fazer dela nossa vida já é um absurdo.
Comentários do corretor
Giovani,
Você apresentou suas ideias acerca do tema proposto. Contudo, faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( fatos, dados, exemplos, citação, comparações, etc.) para enriquecer sua produção e ir além do senso comum. Além disso, cuidado com períodos longos e preocupe-se com a objetividade de suas ideias.
1. Oração mal articulada que ficou sem sentido
Dicas de Gramática
Veja mais sobre regras de uso da vírgula; crase e pontuação.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |