Gilberto Gil, na musica [música] “Pela Internet” [vírgula] diz que hoje podemos nos comunicar com pessoas ao redor do mundo através da internet, que ela serve para promover debates e conversas. Porém, muitas as [termo desnecessário ] pessoas exageram e esquecem que fora do monitor existe vida.
Estar em contato com esse universo de informação e nele trocar e exprimir idéias [ideias] e opiniões que nos leve a absorver todas essa riqueza e nos permitir aceder a um amplo leque de materiais sem que tenhamos de nos deslocar para encontrá-los. Além de comunicarmos em tempo real com outras pessoas através dos chats.
No entanto, o isolamento social é um dos grandes males e vem tendo um crescimento muito alto entre jovens e crianças. E assim como a televisão no passado, o “consumo” excessivo do conteúdo apresentado nos sites, agora com muito mais facilidade de vícios, pode se tornar uma fonte de gastos emocional muito grande se não soubermos usa lá [usá-la] de forma adequada.
Pesquisas revelam que a união [entre] internet e convivo [convívio] social, [sem vírgula] não afetou a vida das pessoas. O estudo concluiu que o crescimento do número de pessoas que não possui uma vida social ativa não tem relação direta com o surgimento de smartphones ou redes sociais. E sim aumento da [aumentou a] participação nas vidas uns dos outros.
A internet hoje é muito importante e pode trazer benefícios para o ser humano e ao mesmo tempo trazer malefícios. Governo e sociedade devem se unir para garantir a todos, [sem vírgula] que apologias racistas, criminosas e pornográficas não fiquem estampadas em site [sites] usados por crianças e jovens, a fim de garantir que a tão empolgante vida online melhore cada dia.
Comentários do corretor
Polyana,
Você apresentou suas ideias acerca do tema proposto. No entanto, preocupe-se com a clareza de seu projeto de texto ao articular as orações. Precisão e objetividade é fundamental para o sucesso de sua produção. No mais, leia e produza sempre!
Dicas de Gramática
Veja mais sobre as Regras de Uso da Vírgula
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |