Tal fenômeno presente na vida da maioria das pessoas, a internet, vem gerando séries de questionamentos, um deles é: as redes sociais aproximam ou afastam as pessoas? A resposta é um bifurque e depende do ponto de vista de cada um.
A sociedade na época da globalização ficou mais solitária e egoísta, o trabalho ocupou a mente da maioria das pessoas, fazendo com que não existia [exista] tempo para visitas aos parentes e amigos. A internet, suprindo essa falta de tempo, facilitou as coisas por meio de redes sociais, fazendo com que as pessoas se falassem e vissem virtualmente e não precisassem se ver pessoalmente. Os abraços, os afetos, carinhos, passeios se tornam raros, o tempo é só para o trabalho, e quando se tem um tempinho de sobra, as pessoas correm para o computador. Isso gera uma onda de fadiga; os jovens ao invés de saírem de suas casas, falar com outros jovens, manter relações saudáveis, ficam em frente à tela do computador, onde a timidez é muita, gerando insegurança e falta de conversação real. Ou seja, quem vive só na internet, acaba sendo uma pessoa que não sabe dialogar, que só se sente bem falando virtualmente e não sabe se expressar quando tem algo a dizer. A internet traz malefícios a todos que usam-na intensamente. Todos podem usá-la, ela traz benefícios, porém, somente a aqueles que tem mais relacionamentos reais que virtuais.
Comentários do corretor
Jéssica,
Você apresentou seu ponto de vista sobre o tema. No entanto, desenvolva seu projeto de texto e desmembre-o em parágrafos. Trabalhe os recursos argumentativos ( citação, ironia, fatos, dados , comparações etc.) a fim de melhor explorar as possibilidades do tema.
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |