DROGAS - Banco de redações


Favelas no Rio de Janeiro: o que há além do muro?

Enviada em: 02/05/2009

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE
Você um dia parou para pensar na massa de jovens que estão na fase mais bonita de suas vidas que tão somente ficam em esquinas e becos saciando sua vontade de fumar. Contudo em nosso país é mais fácil conseguir drogas do que ter uma boa educação.

Todavia a causa do uso das drogas na infância da criança leva aos fatores éticos, distanciamento da família e da sociedade, a tal ponto que ficam mais propicias a cometer um crime ou até mesmo um ato de violência, nas quais em seu convívio não conseguem obter um emprego, em tese falta incentivo das políticas públicas no desenvolvimento da educação e da geração de emprego e renda, que por sua vez esses fatores oferecem condições claras aos indivíduos em busca de prazeres na vida ilícita das drogas.

Nesse processo encontramos as mais variáveis conseqüências ocorridas na fase preliminar da vigência do uso dos entorpecentes bem como aparece visível nos estudos realizados por doutrinadores que indivíduos que utilizam drogas entram em estado de desequilíbrio mental e não sabem realmente que a substância inalada provoca uma reação em cadeia, que deixa mais vulnerável as transformações ambíguas de comportamento, como crises psicóticas com delírios e alucinações, assim sendo só querem cada vez mais utilizar esses tipos de entorpecentes.

Não podemos encarar os problemas das drogas como atos de vigilância hierarquizada da força policial, bem como, devemos ater as responsabilidades das políticas publicas, a fim de resolver estas questões que envolvem toda a sociedade em busca da melhor qualidade de vida na coletividade. Contudo devemos priorizar mais incentivo de educação e prevenção no aumento do uso de drogas, isso deve ser feito primeiramente junto às crianças e aos adolescentes.

Comentários do corretor


Um erro comum dos candidatos é fugir ao tema proposto pela Banca Examinadora do Vestibular quando um assunto tem possibilidade de ser ramificado em outras vertentes.

O candidato deve estar atento para não cair neste tipo de "armadilha" e cumprir à risca o que se pede.

O tema em questão é a construção de muros em favelas para delimitar áreas ambientais nos morros cariocas, o que hora alguma foi abordado pelo candidato, que optou por falar do óbvio: o problema do tráfico.

Por esta razão, aqui e no Vestibular, a redação foi desclassificada por fuga ao tema. Lembramos que em uma situação real, o "zero" na redação desqualifica o candidato na seleção do vestibular.

Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 0
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 0
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 0
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 0
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 0
NOTA FINAL: 0


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente