Embora muitos acreditem que a internet seja um instrumentumento de afastamento social,tornando as pessoas mais robóticas, dependente [dependentes] do computador e propícias a viverem problemas por uma exposição exagaerada [exagerada] de sua imagem, não se pode negar a efetiva contribuição como uma arma de grandes poderes que movimentam o nosso cenário mundial.
As pessoas ganharam voz, mobilizaram-se via internet, saíram as [às] ruas e fizeram uma mudança radical no cenário de seu país que,em seguida [vírgula] propagou-se por outros países vizinhos- [como] o caso do ditador Hosni Mubarak, no Egito. O mundo inteiro se voltou para o país do ditador em janeiro de 2010, sendo um caminho para ''quebrar as correntes''de países que ainda vivem tal problemática.
Não é interessante que países que se dizem democráticos impedindo a divulgação de documentos do Governo por estes serem chamados de ''secretos''. A internet com sua enorme velocidade e abrangência nos dar [dá] a incrível oprtunidade [oportunidade] de abrirmos nossos olhos e assim virmos e podermos participar dàquilo que de forma pessoal não conseguimos.
O sociólogo Marshall Mc Luhannos afirma:''vivemos numa aldeia global''. Se vivemos então numa ''aldeia'' não há nada mais justo que possamos utilizar como nosso ''arco'' e ''flecha'' mais eficaz-a internet. A internet é, portanto [vírgula] a nossa arma no combate do desatamento de ''nós'' na garganta de um povo.
Comentários do corretor
Daniel,
É perceptível sua posição crítica acerca do tema, contudo você não consegue aprofundar sua análise a ponto de tecer uma abordagem efetiva em torno de sua posição. Além disso, seu texto apresenta problemas de articulação frasal que prejudicam a construção de sentido de seu texto. O terceiro parágrafo ( que foi todo destacado) exemplifica esta questão. O trecho está confuso e impreciso. Reveja!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |