Internet: de entretenimento a palanque da Primavera Árabe - Banco de redações


Internet: Inclui ou Exclui?

Enviada em: 09/01/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No início, a internet era uma ferramenta de entretenimento, pesquisa e comunicação. Através de portais, as pessoas se limitavam a ouvir música, ler notícias e buscar informações. Com o tempo a rede amadureceu [e] adquiriu contornos inesperados.Tornou-se um instrumento de mobilização de massas.Intensificou relações sociais, gerou benefícios para o convívio da sociedade e não afetou negativamente a vida social.
Ao derrubar barreiras que distanciavam os indivíduos e criar uma plataforma de interação social, a internet rompeu paradigmas das relações sociais. Levou o mundo a uma dimensão virtual onde seus usuários vivem, se relacionam, emocionam e são emocionados.
Se ontem o "playground" era as ruas, hoje é a "web". Adolescentes paulistas se juntam com nordestinos para derrotarem alemães em jogos "online". É uma realidade multifacetária. No âmbito emocional, os internautas expressam suas emoções e sentimentos, no silêncio eloquente de messagens no "twitter" e "facebook". Preferências ficam nítidas em comunidades do "orkut". Assim, o que fortalece os laços sociais é o interesse mútuo e as afinidades.
[Uma] Pesquisa realizada pela consultoria norte americana [norte-americana] , Pew Research Center, aponta os seguintes dados: 61% dos usuários conversam com seus vizinhos, 45% são mais propícios a visitar um restaurante e eles frequentam 52% mais vezes bibliotecas do que as pessoas "offline". A Pew acredita que a evolução da "web" tem sido responsável pelo aumento da participação dos americanos nas vidas uns dos outros.
A rede serviu como palanque para a Primavera Árabe. Seus usuários tomaram as ruas. De protestos por mudanças políticas que derrubaram governos a acampamentos contra crise econômica que assolam Europa e os Estados Unidos.Imagine, Marx contasse esse mecanismo para difundir sua teoria. Sem dúvida, o poder de compartilhamento da internet teve papel fundamental nessas 'revoluções'.
A internet deixou de constituir um mero reflexo do mundo em que as pessoas vivem para se tornar sua extensão. A engenhosidade humana transportou a intensidade das relações para dimensões jamais imaginadas. Seja um pensamento, uma opinião, ou interagir através de jogos ou até mesmo revoluções políticas. O grande mérito da "web" é abrir novos canais para as mais diversas manifestações das relações sociais.

Comentários do corretor


Élida,

Você soube desenvolver uma linha argumentativa plausível para defender seu ponto de vista. Levantou dados, fatos históricos que evidenciaram sua posição crítica acerca do tema. Muito bom!

No parágrafo grifado houve um problema de articulação de ideias. Você fala da Primavera Árabe, de manifestações contra a crise econômica, cita até Karl Marx em um único parágrafo, este de fato não é o problema, a questão é saber relacionar todas estas ideias para formar um todo coeso para seu leitor. O período ,por estar mal articulado, ficou confuso e impreciso.

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 2
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 2
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente