Internet : ferramenta de conhecimento e comunicação - Banco de redações


Internet: Inclui ou Exclui?

Enviada em: 06/01/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O uso da internet teve início nos anos 60, durante a Guerra Fria - nos Estados Unidos -, perante a necessidade do Departamento de Defesa norte americano [norte-americano] de criar uma rede de comunicação por computadores em pontos estratégicos, visando a descentralização de informações valiosas para que não fossem destruídas por bombardeios [vírgula] o que poderia acontecer se estivessem localizadas em um único servidor. Contudo, o acesso era restrito a militares e pesquisadores - retardando o acesso ao público em geral -, pois temiam o mau uso da tecnologia por civis e países não-aliados. Da mesma forma ocorreu no Brasil, onde a conexão entre computadores era restrita para fins estatais. Somente a partir de 1995, essa limitação teve fim; devido a [à] liberação da rede para fins comerciais.

Com o fim da limitação do acesso à internet e a criação de programas como "Computador para todos", aumentou o número de pessoas usufluindo [usufruindo] de seus benefícios. Posto a amplitude das vantagens impostas pela inclusão digital, sua maior ênfase é na educação. Através da internet, os professores poderão conciliar suas aulas com os materias [as matérias] didáticas nela disponíveis, facilitando a compreensão do aluno sobre o assunto abordado. Além disso, a internet possibilita ao aluno uma ampliação de seu conhecimento sob determinado assunto. Futuramente essa ampliação do conhecimento irá auxiliá-lo em debates feitos nas salas de aula e na produção de textos.

A facilidade com o acesso em rede - obtido através do rompimento de sua limitação - abrange benefícios para toda a sociedade. Posto que a internet é a uma ferramenta de comunicação, ela nos permite estar interligados com o mundo. Os frutos dessa interligação trazem vantagens para todos, porque não se restrigem a um determinado público, facilitando a descoberta de culturas diferentes. Além de expor os problemas enfrentados em diferentes partes do mundo - catástrofes, por exemplo - para fins de obtenção de auxílio, a internet tornou-se uma ferramenta necessária para a sociedade, posto que transformou-se no maior meio de disseminação de cultura e conhecimento.

Comentários do corretor


Priscila,

Seu projeto de texto está bem organizado e você soube desenvolver uma linha argumentativa plausível para apresentar sua posição. Parabéns! Contudo, seu projeto de texto pouco explorou a questão da influência da internet nas relações sociais em si, que é o foco central do tema. Seu texto explorou, e muito bem, os benefícios gerais do advento da internet; o que faltou foi "focalizar" as relações.

Sucesso!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 2
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 2
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente