VISÃO OTIMISTA: CRENÇA NO HOMEM - Banco de redações


Desenvolvimento versus Meio Ambiente

Enviada em: 27/11/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Que a ação do homem interfere no funcionamento do sistema já sabemos desde a idade da pedra [ Idade da Pedra] . Que muitas conquistas e benefícios foram alcançados em níveis de desenvolvimento econômico e tecnológico também não é novidade alguma. Mas, o que o homem pode e deve fazer para que sua busca desenfreada por desenvolvimento não determine a extinção de si mesmo?
As grandes potências mundiais e também os países em desenvolvimento, desde a Revolução Industrial, são os principais emissores de dióxido de carbono (principal gás do efeito estufa liberado pela queima de combustíveis fósseis, carvão ou gás natural). De todas as descobertas em prol da ciência, tecnologia e desenvolvimento econômico, a ciência também disponibiliza a descoberta de fontes de energia que proporcionam um processo de descarbonização da matriz energética, ou seja, é possível que se recorra a fontes renováveis de energia, por exemplo, a solar e a eólica, pois elas não liberam os famosos GEEs (Gases do Efeito Estufa: metano e gás carbono).

Nesse sentido, outra pergunta: quando os países ditos potências mundiais, em especial EUA e China, vão priorizar a preservação da vida mesmo que isso determine a diminuição da produção, da renda, do desenvolvimento e do crescimento econômico?
Está na hora de mais conhecimento e cobrança por parte da população mundial para que as ações elencadas, por exemplo pelo Protocolo de Quioto [Kyoto] , sejam urgentemente cumpridas. No Relatório Stern, divulgado pelo economista britânico Nicholas Stern, há referência e alerta para as ações como as que consideram os impactos físicos das mudanças climáticas na economia, na vida humana e no meio ambiente. Dessa forma, Nicholas Stern examina custos de implementação de diversas tecnologias e estratégias para reduzir as emissões de GEE.

Portanto, a essência da vida no planeta pode, sim, ser preservada! Não foi em vão o conhecimento adquirido e os avanços em desenvolvimento tecnológico e econômico. Só poderíamos afirmar o contrário se o homem já não dispusesse de meios que pudessem fazer a reversão da história. Aliás, para o próprio bem da humanidade, é preciso acreditar na força e na capacidade do homem em fazer o devido uso dos recursos tecnológicos e da própria ciência a favor de si mesmo.

Comentários do corretor


Você soube elencar suas ideias e desenvolver um projeto de texto claro que fez colocações pertinentes. Porém, seu texto não respondeu o foco central da problemática imposta pelo tema.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente