O impacto causado pelo desenvolvimento não agrada nem um pouco o meio ambiente, por isso o nosso planeta está sendo destruído brutalmente pelo ser humano, além disso, surgem graveis [graves] doenças.
O desenvolvimento trouxe muitas facilidades para o cotidiano das pessoas. E por causa dessas inovações tecnológica [tecnológicas][vírgula] o nosso planeta está sendo totalmente invadido, [sem vírgula] e ameaçado pelo ser humano. Um exemplo disso tudo é a tragédia que aconteceu no mês de março deste mesmo ano [deste ano] no Japão [vírgula] um forte terremoto de 8,9 graus de magnitude que atingiu a costa nordeste do Japão, provocando um tsunami que matou milhares de pessoas.
Apesar do meio ambiente ser agredida [agredido] brutalmente pelo ser humano, ainda tem a questão, [sem vírgula] do consumo de gases poluente [poluentes] que é liberado pelos nossos meios de transportes, de péssima qualidade que circulam todos os dias no mundo inteiro, os maquinários utilizados incorretamente pelos trabalhadores rurais, e assim contribuindo para um ar “mas” [mais] poluído, doenças que antigamente eram raras, como e [é] o caso do câncer e entre outras que vem se desenvolvendo cada vez mas [mais] , na vida das pessoas.
Preservar a natureza, os seres vivos, o nosso ar não seria tão difícil assim se todos nós déssemos um pouco de nós para que o desenvolvimento não se tornasse o alvo agressivo da natureza, para que então nos proporcionasse uma vida sadia.
Comentários do corretor
Você apresenta ideias que abordam o tema. Porém, alguns dos seus argumentos não validam sua posição e o mal uso da vírgula compromete a construção de sentido de seu texto. Além disso, é importante ressaltar que o terromoto no Japão, citado no segundo parágrafo, não é consequência de ações antrópicas e sim um fenômeno natural causado pelo encontro de placas tectônicas.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 0.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |