Sustentabilidade (vida)X Desenvolver desenfreado (morte) - Banco de redações


Desenvolvimento versus Meio Ambiente

Enviada em: 27/11/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Ficar estagnado sem Revolução Industrial seria impossível, afinal o humano é um ser curioso. Ninguém hoje em dia sobreviveria sem as descobertas universais. O desenvolvimento não é uma questão para analisar se valeu à [a] pena, mas uma necessidade evolutiva.

Apesar dos desastres ambientais, causados pelas queimas de combustíveis fosseis [fósseis] , o mundo deveria evoluir uma hora ou outra. Em uma visão otimista, o aquecimento global ainda não determinou o fim da vida no planeta! Contudo [vírgula] os cientistas afirmam que para continuar nesse ritmo, precisaríamos de mais três planetas com matéria prima [matéria-prima] para servi [servir] à [a] ascensão do homem.

Propostas sobre desenvolvimento sustentável é o que não falta, o que realmente é precário são as atitudes da sociedade. Se nem o Protocolo de Kyoto estão sendo capazes de cumprir, não adianta criar novas campanhas. A principal atitude deveria ser diminuir a poluição, porem [porém] o Brasil mesmo sendo um pai [país] com grande potencial de utilização de recursos de energia renovável, encontra-se no ranking dos quatro países que mais polui.

As conseqüências da falta de ação, todo mundo já conhece, mais [mas] vale ressaltar como isso atinge as classes menos favorecidas. Eles passam a não ter mais a onde se apoiarem, afinal viviam da sustentabilidade e os recursos ambientais estão se esgotando. Alem [Além] disso [vírgula] os furacões, terremotos destroem suas casas e eles perdem tudo o que levaram uma vida para construir.

A água potável passa a ser a principal preocupação, afinal as geleiras estão derretendo e o abuso da água nas indústrias e na agricultura irrigada não diminui. Mas para desenvolver o setor secundário é necessária a água, mesmo que isso extermine a nossa própria vida. Não pensamos nas gerações futuras? Muito pelo contrario [contrário] [vírgula] nos desenvolvemos pensando neles, o problema é que nos tocamos tarde de mais das gravidades que surgiram. A prova disso é que mesmo que seja difícil estão à procura de fontes renováveis, como o biodiesel.

Devastamos, pois achamos que era necessário deixar a natureza para subir na história, mas percebemos hoje o contrário. Devemos correr contra o tempo e utilizar das inovações para nos auxiliar na sobrevivência e para provar que apesar de tudo as inovações valeram à pena enquanto durou.

Comentários do corretor


Você apresentou um bom posicionamento acerca do tema e começou seu texto bem. Porém, você não conseguiu dar continuidade ao seu pensamento e começou a apresentar ideias contraditórias. O maior exemplo desta ocorrência é a frase final da introdução e a frase final da conclusão. Estabeleça uma linha de defesa e prossiga para defendê-la.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente