Tudo tem seu preço ou quase tudo tem seu preço? - Banco de redações


Desenvolvimento versus Meio Ambiente

Enviada em: 27/11/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O crescimento exponencial da população nas últimas décadas é preocupante no contexto da necessidade de maior utilização de energias, essas por sua vez são exploradas erroneamente e trazem impactos à natureza e a [à] sociedade.

O petróleo como grande fonte de energia devido a sua produção de diversos derivados têm contribuído como um dos maiores agentes de emissão de carbono na atmosfera e sua exploração já provocou grandes vazamentos de poços petrolíferos que culminaram na contaminação de oceanos.

É difícil investir em energias alternativas quando temos um cartel petrolífero em que temos a Exxon Mobil como os papéis mais caros da Bolsa de Valores. Sabe-se que para maior eficiência e consolidação de energia eólica, solar, geotérmica e até do lixo para abastecimento em grande escala populacional é necessário investimento em pesquisa científica que não interessa à elite econômica, onde está o poder financeiro.

Na busca desenfreada pelo crescimento do PIB, as nações esquecem completamente que estão alterando ciclos, acelerando o efeito estufa, intensificando desastres climáticos e que essas reações do planeta são percebidos e sentidos em todos os países.
Os líderes governamentais e os maiores acionistas das multinacionais devem lembrar que o dinheiro e seus cargos não o deixam imunes à reação do planeta, que pode cobrar um preço tão alto a ponto de não poder ser pago por cédulas.

Comentários do corretor


Você fez colocações pertinentes em relação às questões que envolvem o tema. Porém, não houve extrapolação de ideais em relação ao recorte temático. No mais,  tome cuidado com períodos longos a fim de não prejudicar  a construção de sentido de seu texto.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente