O Topo do Mundo - Banco de redações


Desenvolvimento versus Meio Ambiente

Enviada em: 26/11/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Nos últimos 200 anos, o mundo assiste ao desenvolvimento ambicioso proporcionado pela revolução industrial com as atividades econômicas que se baseiam na queima de combustíveis fosseis. Dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO) e hidrocarbonetos (HC) são alguns dos poluentes mais emitidos na atmosfera, em que praticamente todos eles são bastante nocivos ao homem e ao meio ambiente.

A indústria hoje gera cerca de 14,7% de gases do efeito estufa, sendo superada apenas pela emissão de gases da eletricidade e calor com 24,9%, todos esses recursos utilizados pelo homem para desenvolvimento e em beneficio próprio tem conseqüências lamentastes [lamentáveis] no planeta. O Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) defende a tese que as atividades benéficas ao desenvolvimento econômico global e infelizmente degradante ao planeta teriam causado um aumento de 0,7 graus no século XX.
O que esses e muitos outros dados demonstram, portanto, é que a preocupação humana mundial é com o hoje e não com o amanhã do planeta. O que comprova a falta de preocupação dos países, em que o ideal a ser alcançado é o de grande potencia [potência] , onde países como o Brasil e China que estão em pleno desenvolvimento já ultrapassam Estados Unidos, Japão e muitas nações européias que apresentam elevada produção de gases estufa per capita.

Só que esse topo do mundo idealizado por países em desenvolvimento custa um preço alto, o de determinar o fim das gerações futuras e do planeta. Mas parece que o Brasil é um dos países que está disposto [estão dispostos] a pagar esse preço, pois ele hoje é responsável por 61% das emissões de gases-estufa que estão ligadas ao desmatamento, e não deve pensar que o país tem esse direito por ser o pulmão do mundo, o Brasil não é o pulmão e nenhum outro órgão vital.

Existem medidas para diminuir os problemas causados ao meio ambiente e ao planeta em que vivemos pela ação ambiciosa humana, a utilização de recursos naturais como energia eólica, energia solar e biomassa são algumas formas, mas países que não dispõem de condições naturais favoráveis, um outro recurso é a energia geotérmica com o uso do calor interno do globo soluções para grandes devastadores naturais como Estados Unidos e Japão.

Comentários do corretor


Você soube mobilizar argumentos que corroboraram com seu posicionamento. Porém, faltou uma abordagem mais crítica em torno da problemática que o tema impõe.

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 2
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente