A utopia mundial de um desenvolvimento sustentável - Banco de redações


Desenvolvimento versus Meio Ambiente

Enviada em: 26/11/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Revolução industrial, iniciada no século 18, trouxe avanços tecnológicos e com eles, o aumento da demanda de combustíveis fósseis para a produção. A emissão de dióxido de carbono – gás estufa – vem causando mudanças climáticas que podem ocasionar a extinção da vida na Terra.

Pesquisas comprovam que os combustíveis fósseis somados ao uso da terra (principalmente o desmatamento em áreas tropicais) são os principais fatores que contribuem para as mudanças climáticas.Cerca de 80% das fontes de energias ultilizadas na produção mundial advém de combustíveis fósseis. O carvão mineral e o petróleo ocupam posição de destaque nas matrizes energéticas dos países, um fornecendo energia devido a seu calor específico; o outro, além de energia, serve como matéria prima [matéria-prima] para tintas, compostos industriais, combustíveis, etc.

A substituição da energia não renovável pela renovável esbarra em questões cuja complexidade ainda é grande. Adequar-se a um novo modelo de produção demandaria vultuosos investimentos em tecnologia e um comprometimento das margens de lucro.

Desta maneira, apostando na descarbonização progressiva da matriz energética mundial, em 1997 foi criado o Protocolo de Kyoto que tem como principal objetivo comprometer os países signatários a reduzir a emissão de gases de efeito estufa. A criação de créditos de carbonos faz com que, por exemplo, um país subdesenvolvido, que atingiu sua meta na redução da emissão de carbono, possa negociar seus créditos com um pais desenvolvido que emitiu em excesso. Ressalta-se que a maior potência econômica e militar – Estados Unidos- não ratificou o Protocolo de Kyoto a fim de não comprometer sua matriz energética.

Percebe-se, contudo, que os esforços despendidos para solucionar o problema são incipientes em virtude do caráter inercial das mudanças climáticas – as causas ainda atuaram por décadas, mesmo depois de eliminadas. Assim, a disputa das grandes potências pela hegemonia na produção mundial sem atentar para a relevância dos impactos ambientais que isso ocasionará na vida do planeta, revela-nos que a sociedade já fez a sua escolha.

Comentários do corretor


Você fez colocações pertinentes em torno do seu posicionamento e soube mobilizar argumentos embasados em dados, porém faltou uma análise reflexiva acerca da problemática imposta pelo tema.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 2
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente