INFELIZMENTE, PROPORCIONAL. - Banco de redações


Desenvolvimento versus Meio Ambiente

Enviada em: 25/11/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Deste o começo do século XVIII, com o início da Revolução Industrial na Inglaterra, o número de liberação de gases poluentes aumentou em mais de 35%, fator que está ligado ao desenvolvimento dos países, que visam aumentar o seu poder econômico com o avanço do setor industrial, o que gera para sua população e ao Meio Ambiente danos irreparáveis, devido à resposta dada pelo próprio ecossistema.

É inegável que o processo de industrialização é um fator muito importante para o desenvolvimento da sociedade, pois o modo de vida em relação a todos os aspectos é facilitado, gerando maior empregabilidade, globalização e uma intensa urbanização.

Tal fator é determinante para a emissão de gases poluentes, que em sua maioria vem da queima de combustíveis fósseis, seja na produção de uma fábrica ou no grande número da frota automobilística. Estes gases são responsáveis pela poluição do ar, que causa doenças respiratórias, como a bronquite, rinite alérgica, alergia e asma. Além do Efeito Estufa, concentração de calor na atmosfera, que traz um superaquecimento do planeta, ocasionando aumento de temperatura dos oceanos, além de chuvas ácidas, mudanças climáticas, e potencialização dos fenômenos ambientais.

Algumas medidas em relação à diminuição da emissão desses gases foram tomadas, como o Protocolo de Kyoto, que entrou em vigor no ano de 2005, onde países de todo o mundo se propuseram a respeitar este acordo internacional, comprometendo-se reduzir a emissão dos poluentes. Porém, os Estados Unidos da América, país que mais polui o planeta, não aceitou o que foi imposto, afirmando que isso prejudicaria o seu desenvolvimento industrial, ficando fora do acordo.
Diante dos fatores apresentados, fica claro que o planeta não suportará tanto desenvolvimento, por isso é necessário uma ideologia concreta, rápida e eficaz contra tanta poluição, pois de nada adianta um mundo desenvolvido e inabitável.

Comentários do corretor


Você fez colocações pertinentes em torno de seu posicionamento e, além disso, você soube desenvolver um projeto de texto claro e coeso. Contudo, você não evidenciou sua posição acerca da problemática que é levantada no tema.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 2
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 2
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente