O homem e a Terra - Banco de redações


Desenvolvimento versus Meio Ambiente

Enviada em: 25/11/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O mundo vive um tempo de crescimento tecnológico e industrial desenfreado, todos os dias surgem coisas novas para facilitar o cotidiano das pessoas, mas nem todos lembram-se do meio ambiente.

Certamente, nos dias atuais, muitos países que antes eram considerados de terceiro mundo estão em desenvolvimento. As grandes potências cada vez ficam mais ricas. A comodidade está presente em grande parte dos lares, com toda essa tecnologia. Mas, e nas ruas, a qualidade do ar que se respira?

Não só o ar, os rios cada vez mais poluídos,os desmatamentos. O aquecimento global, por exemplo, é um sinal de que o planeta está pedindo socorro.

Nem olhando apenas para o presente se pode dizer que o desenvolvimento industrial tem apenas aspectos positivos. Imaginando o futuro então, é impossível ver as pessoas vivendo com um mínimo de qualidade de vida.

Seria possível o meio ambiente e a tecnologia andarem de mãos dadas, desde que fossem respeitados alguns limites e que danos que pudessem ser reparados o fossem. Porém, essa questão envolve muito capital, e para muitas pessoas, ele vale mais que o nosso planeta.

Comentários do corretor


Você soube desenvolver um projeto de texto claro que trouxe ideias que abordaram o tema. Porém, faltou mobilização de fatos, dados, exemplos que comprovassem suas afirmações. Lembre-se que para convencer seu interlocutor é necessário possuir uma linha argumentativa plausível.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 2
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente