Revolução - Banco de redações


Desenvolvimento versus Meio Ambiente

Enviada em: 25/11/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A revolução industrial acabou por consolidar o capitalismo como o principal regime econômico mundial e, [sem vírgula ] trouxe consigo outras revoluções que, [sem vírgula ] juntas ajudaram a eclodir uma grande explosão demográfica no planeta.

Hoje, chegamos ao patamar de sete bilhões de pessoas famintas pelo consumo e, há tempos [vírgula]  o planeta vem dando indicadores de que o consumismo desenfreado é bastante nocivo ao equilíbrio da natureza, influenciando, mesmo que indiretamente, desastres naturais de freqüências e de proporções cada vez maiores, os quais, os piores resultados são sentidos por países como o Haiti (devastado por um terremoto, anos atrás) que, comparado a grandes potências, quase não contribui para grandes emissões de gases poluentes, um dos principais vetores que causam o desequilíbrio ambiental.

Assim como em outros países emergentes rumo a escalada ao topo da economia mundial, o Brasil vem contribuído bastante através do desmatamento que, [sem vírgula ] vem abrindo passagem para mais de 193 milhões de cabeças de gado criadas em 220 milhões de hectares de terras. Especialistas afirmam que daqui a dez anos a pecuária brasileira irá criar 220 milhões de cabeças em 250 milhões de hectares nos fazendo o maior emissor de gás metano do mundo.
Na China, o desenvolvimento econômico tem sido prioridade em relação ao meio ambiente, o que significa que hoje o país tem alguns dos céus e vias navegáveis mais poluídos e, uma das maiores evasões de pessoas, que saem do país em busca de qualidade de vida. A indústria chinesa depende muito do carvão e é o principal emissor de dióxido de carbono (superou os EUA como o maior produtor de carros e vans em 2009).

Não podemos esquecer que nós, seres humanos, também somos natureza, e tudo que afeta o planeta nos afeta também. De que vale a mão cheia de dinheiro se não há vida para consumir? Definitivamente [ vírgula ]a humanidade tem um grande desafio pela frente, a criação de uma nova revolução, algo que nos envolva em torno de uma nova consciência de vida, uma "revolução verde".

Comentários do corretor


Você soube fazer colocações pertinentes em torno do tema e soube mobilizar dados para comprovar suas ideias. Porém, atente-se às regras de uso da vírgula. E outra questão que é importante ressaltar é que terremotos não são consequências de ações antrópicas.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente