...Antes que tardia! - Banco de redações


Desenvolvimento versus Meio Ambiente

Enviada em: 24/11/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na corrida pelo desenvolvimento (tudo pelo progresso, como diriam alguns) temos visto, e sofrido, várias atitudes equivocadas. Ser um pais [país] , uma cidade, um bairro desenvolvido ou "estar fora" da civilização é a força motriz que acaba por promover o uso indiscriminado do solo, água e energia. Exemplos não faltam: Desde uma siderurgica [siderúrgica] que provocou com seus autofornos no Rio de Janeiro o aumento de material particulado no ar, e consequentemente o aumento do numero [número] de casos de males ligados a [à] respiração, até o posicionamento de estradas, alterando cursos d'água e danificando propriedades particulares e do governo.

Desde que Arremius, em meados do século XVIII, mensurou o efeito estufa e considerou que seria interessante para tornar o ambiente mais ameno, Suécia pós-revolução industrial, muita coisa mudou. Foi descoberto que esta pequena mudança acarreta em outras regiões alterações em nada benéficas, como o aumento do período de secas, mudanças de clima mais extremas, além de interferir diretamente na biosfera. Não estamos falando no degelo dos polos e o dano que isto causa a Ursos Polares, Focas e Pinguins, Podemos verificar isso nos nossos quintais, mas precisamos prestar atenção.

Atualmente  [vírgula] fala-se muito em desenvolvimento sustentável, "o mundo não aguenta mais paises [países] desenvolvidos tradicionais", Mas o conceito de sustentabilidade bem [vem] mudado com o tempo. Tomemos a feração de energia como exemplo: aprimorando o fogão a lenha (não depois de dizimar as florestas européias) foi iniciado o uso do carvão mineral, ótimo agora não precisamos mais de florestas, temos a ulha! Resultado, mais carbono na atmosfera e menos entidades capazes de absorve-lo [absorvê-lo] e guarda-lo [guardá-lo]. Hoje, temos o etanol, que é usado para produzir energia e que "libera" um pouco menos gás carbonico [carbônico] do que "emite", isto é bom, usamos então somente o carbono que já esta em circulação. Mas para que haja produção de etanol precisamos plantar cana-de-açúcar, ou outra planta produtora de sacarose e com isso, são eliminadas mais áreas de vegetação nativa.

Por outro lado, em se falando de geração de energia elétrica, temos disponiveis várias fontes, todas elas agridem de alguma forma o meio ambiente, usinas nucleares, hidroelétricas, heólicas, solares. Mas não podemos comparar simplesmente o quanto cada uma polui, junto a esta informação precisamos saber onde ela vai ser montada. Não faz sentido montar uma usina solar na Noruega, nem taõ pouco uma usina nuclear na amazônia, a "energia sustentavel" [sustentável] e o consequente desenvovimento de determinada região precisa medir o rendimento da usina, os riscos potenciais e por que não o simples fato de ocupar uma área para a contrução [construção] das instações industriais.

Devemos então desistir da idéia de viver num ambiente desenvolvido? A resposta é não. Geração de energia barata é, via de regra de baixa eficiência e alto potencial poluidor, energia eficiente é cara e poucos podem pagar. Impácto [impacto] ambiental, degradação do meio ambiente, produção de efeito estufa e poluição sempre existiram e sempre existirão, entretanto não precisamos destruir o que há a nossa volta, podemos usar de maneira racional (posso ir trabalhar de bicicleta alguns dias) e eficiente (exemplo: manter o carro com o motor regulado e pneus calibrados). Na realidade [vírgula] estamos pagando por aprender com nossos erros, e temos errado bastante. A saída? Usar mas não abusar de nossos recursos.

Comentários do corretor


A grande questão do seu projeto de texto é a densidade das ideias. Você fala de muitas coisas, mas pouco explora o foco central do tema. Ser objetivo e preciso é fundamental para o sucesso de sua produção. Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente