Segunda chance - Banco de redações


Desenvolvimento versus Meio Ambiente

Enviada em: 24/11/2011

Status:

Corrigida
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São Paulo, 20 de novembro de 2146, já são três anos de seca desde o incêndio que destruiu a floresta amazônica [ Floresta Amazônica] , prejudicando o regime de chuvas no país. As regiões norte e nordeste  [Norte e Nordeste] tornaram-se insuportáveis devido às altas temperaturas, a maioria da população pobre morreu, a outra parte migrou para as regiões sul e sudeste, triplicando a população desses locais.

A pouca riqueza que sobrou não pertença [pertencia] a empresários e sim a pescadores, os mais ricos são João e Ricardo que fornecem mais da metade da única carne que a população dispõe nos últimos anos. Certa noite [vírgula] Ricardo chega [chegou] desnorteado na casa de João, e ele pergunta:

- O que aconteceu homem?

- Um desastre, um navio afundou deixando um enorme vazamento de petróleo, todos os peixes estão mortos, a população não terá o que comer!

Meu Deus, exclamou João, vai haver uma revolta, temos que sair daqui. Antes do nascer do sol  [vírgula] João e Ricardo colocaram suas famílias no barco e fugiram para uma ilha distante que só eles conheciam. No outro dia, à noticia espalhou-se, a revolta tomou conta do estado, todos os estoques de peixe foram saqueados. Ao mesmo tempo [vírgula] os cientistas fizeram duas descobertas terríveis, de alguma maneira o petróleo alterou a acidez de grande parte do oceano exterminando o fitoplâncton que produz metade do oxigênio do planeta, e um buraco na camada de ozônio aumentou enormemente a radiação sobre o oceano, matando os plânctons que absorviam metade do dióxido de carbono, a temperatura aumentou tanto que as enzimas que realizam o processo de fotossíntese desnaturaram-se reduzindo o oxigênio do planeta a níveis baixíssimos, os continentes foram sufocados, as famílias de João e Ricardo foram as únicas a sobreviver devido a distancia [à distância] que estavam do continente e o pequeno número de pessoas que consumia pouco oxigênio.

Após a tragédia global eles retornaram e deram continuidade a vida, porém desta vez, com o cuidado de educar as futuras gerações sobre as conseqüências da irresponsabilidade de ultilizar os recursos naturais e da emissão de dióxido de carbono que levaram a raça humana a beira da extinção.

Comentários do corretor


Você construiu uma história para abordar o tema. Porém, quanto aos aspectos estruturais, atente-se ao uso de letra maiúscula, evite períodos longos e atente-se às regras de uso da vírgula. Quando ao conteúdo, reveja o que foi exigido pela proposta, explore as vivências dos personagens para melhor abordar a questão imposta pelo recorte temático.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente