Evoluindo para a destruição - Banco de redações


Desenvolvimento versus Meio Ambiente

Enviada em: 23/11/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em uma sociedade evoluída, informatizada e com o anseio de sempre se desenvolver, as conquistas são inúmeras – na saúde, economia, meios de comunicação, transporte, habitação – tudo graças à sede desenfreada do homem por desenvolvimento, sendo que essas ações trazem grandes consequências, principalmente ambientais.

O ser humano sempre procurou métodos eficazes para torna [tornar] a vida da sociedade mais fácil e cômoda, utilizando na maioria das vezes de recurso naturais – fundamentais para esse processo-. Mas, a utilização desenfreada desses recursos, acarretou a escassez e a destruição dos mesmos.

Atualmente [vírgula] comenta-se muito sobre sustentabilidade, desmatamento, poluição atmosférica, escassez da água, reciclagem; assuntos que preocupa [preocupam] muito a população, que busca achar formas para acabar ou pelo menos minimizar esses problemas.

Enquanto alguns lutam para salvar o planeta, há os que brigam, dizendo que para que ocorram melhoras nos aspectos Industriais, financeiros e profissionais, essas práticas são fundamentais, entre tanto [entretanto] [vírgula]fica a questão: Do desenvolvimento[vírgula] você precisa? E do meio ambiente?

Essas é uma faca de dois gumes, já que é difícil que isso ocorra sem que prejudique o meio ambiente, mas, existem formas menos prejudiciais, utilizando-se da própria natureza sem que à [a] prejudique; a utilização de energia solar e eólica, a troca de combustíveis de origem fóssil pelo etanol, o reflorestamento, a reciclagem, criar processos de reutilização da água, etc.

Por fim, mesmo que haja inúmeras formas sustentáveis, necessita também que a sociedade em questão tenha consciência e faça sua parte, saber utilizar o que lhe é disponível sem que prejudique o planeta é de estrema importância para que se haja desenvolvimento, pois não há evolução se o futuro for um fim próximo e devastador.

Comentários do corretor


Você apresentou ideias em torno da proposta do tema. Porém, não há extrapolação do senso comum nem do recorte temático. Mobilize fatos, diferentes vozes, análises e reflexões que enriqueçam sua produção. Atente-se às regras de uso da vírgula.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente